O samba foi criado no Brasil e sua origem são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, o minueto, entre outros. Inicialmente, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de "samba".
O samba originou-se dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram como escravos para o Brasil. ... Os ritmos do batuque aos poucos foram incorporando elementos de outros tipos de música, sobretudo no cenário do Rio de Janeiro do século XIX.
Somente no final da década de 1920 que o samba estruturou-se como é conhecido modernamente. Tendo nascido no bairro do Estácio e logo estendido a Oswaldo Cruz e outras partes da cidade através de seus ramais ferroviários, esse samba trazia inovações no ritmo, na melodia e também em aspectos temáticos.
Com origem no litoral norte do estado de São Paulo, a dança Xiba se assemelha a uma dança de quadrilha, de modo que os participantes se organizam em uma formação circular. Também chamada de “dança de roça ao ar livre”, seu ritmo é ao som de violas, violão, pratos, pandeiros, cavaquinhos e até sapateados.
O jongo, ou caxambu é um ritmo que teve suas origens na região africana do Congo-Angola. ... O jongo é uma dança profana, para o divertimento, mas uma atitude religiosa permeia a festa. Antigamente, só os mais velhos podiam entrar na roda.
1860
Para a maioria dos críticos, a Bossa Nova se iniciou oficialmente em 1958, com um compacto simples do violonista baiano João Gilberto. Um ano depois, o músico lançou seu primeiro LP, “Chega de saudade”, que marcou definitivamente a presença do estilo musical no cenário brasileiro.
A Bossa Nova surgiu na década de 50, época em que o Brasil passava por mudanças propostas pelo governo do presidente da época, Juscelino Kubitschek. Impulsionado pelo movimento da economia, após o fim da segunda guerra mundial, o presidente visava mudanças em áreas como economia, cultura e social.
Eram sambas nos quais haviam pausas repentinas, em que eram encaixadas frases faladas, como numa espécie de repente. Com isso, logo apareceu o termo “cheio de bossa”, para se referir a alguém que dissesse algo ou tomasse uma atitude inesperada.
Bossa nova é o termo pelo qual ficou conhecido um movimento de renovação do samba irradiado a partir da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro no final da década de 1950 e que, por conseguinte, passou a dar nome ao estilo de interpretação e acompanhamento rítmico dele surgido, que ficou conhecido como “batida diferente”.
O que o termo "Bossa Nova", citado na canção “Desafinado”, não designa: (A) Uma maneira sofisticada de tocar o ritmo do samba brasileiro.
Bossa Nova e os principais compositores
Nesse setor, a Bossa Nova se caracterizou definitivamente, apresentando uma nova modalidade de execução tanto no violão, como na bateria. A chamada linha melódica. A melodia passou a ser mais dependente de sequências harmônicas novas, e por conseguinte, o fraseamento melódico caminhou para outras direções.
A Bossa Nova não só foi influenciada pelo “jazz”, mas pela própria música popular dos Estados Unidos. ... Mas a influência que a Bossa Nova sofreu, foi a da fase áurea da música americana, e não a influência do “rock”, que na época era uma sub-música.
Resposta. Resposta: nascimento da Bossa Nova. ... O álbum “ Canção do Amor Demais” composto pela célebre parceria Tom Jobim/Vinicius de Moraes e cantado por Elizete Cardoso, foi editado precisamente em 1958 e é considerado o marco que assinala o nascimento da Bossa Nova.
A importância da Bossa Nova não se restringe à sua época de surgimento mas destaca-se pelo que promoveu no mundo em termos de divulgação do Brasil e de uma de suas mais importantes manifestações culturais que é a música popular brasileira (MPB).
Posto isso, o que foi a bossa nova? Foi um movimento, sem dúvida, com símbolos próprios (violão, banquinho, praia). Juntou de forma brilhante o marketing do Rio de Janeiro -desde a década anterior um símbolo mundial de mulheres bonitas e sensualidade-, casando com a contemporaneidade da classe média moderna.
Em busca da reciclagem redentora, tudo que havia de mais velho se dizia bossa nova. Quando até a antiga UDN, denuncista e golpista, tinha a sua "bancada bossa nova" na Câmara, era o sinal final de que a bossa nova tinha acabado no Brasil.
A bossa nova é um gênero musical surgido no Brasil no fim da década de 1950. Foi concebido por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e jovens cantores e compositores de classe média da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, derivado do samba e com influência do jazz.