Infecções de repetição que podem chegar a atrapalhar o cotidiano e infecções secundárias da lesão, erupção variceliforme (herpes espalhada pela pele), encefalite, meningite, pneumonia, segundo comentam especialistas. Contudo, o tratamento adequado ajuda a impedir que o vírus se manifeste no organismo.
A herpes é uma doença altamente contagiosa que se pega através do contato direto com a ferida da herpes de alguém, pelo beijo, pela partilha de copos ou pelo contato íntimo desprotegido. Além disso, em alguns casos, também pode passar pela partilha de algumas peças de roupa.
O herpes simples é um dos diversos tipos de herpesvírus. Há dois tipos de vírus do herpes simples (herpes simplex virus, HSV): HSV-1, que é a causa comum das ulcerações nos lábios (herpes labial) e das ulcerações na córnea do olho (ceratite por herpes simples) HSV-2, que é a causa comum do herpes genital.
Herpes simples é uma infecção causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 e 2) que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas, em especial nos lábios e nos genitais.
O herpes simples é transmitido, principalmente, pelo contato direto com as lesões, sejam elas localizadas na face, no caso do tipo 1, ou na genitália, no tipo 2. “Já o herpes-zóster é transmitido ou pelo contato direto com as lesões ou por gotículas respiratórias no ar.
Os principais sintomas causados pelo Cobreiro, são:
O tratamento deve ser realizado por sete dias e as doses recomendadas são:
O tratamento para herpes zóster é feito com a toma de remédios anti-virais como o Aciclovir, Fanciclovir ou Valaciclovir para diminuir a multiplicação do vírus, diminuindo assim as bolhas, a duração e intensidade da doença. Também pode ser necessária a utilização de analgésicos para aliviar a dor causada pelas bolhas.
Para curar a herpes labial mais rapidamente, diminuir a dor, o desconforto e o risco de contaminar outras pessoas, pode-se aplicar uma pomada anti-viral, a cada 2 horas logo que os sintomas de coceira, dor ou bolhas começarem a surgir.
7 Remédios caseiros para a herpes
A maior parte dos medicamentos não devem ser usada junto com bebidas alcoólicas, devido ao metabolismo hepático (no fígado), podendo alterar o efeito do medicamento. O ideal é suspender o consumo de bebida alcoólica durante o tratamento e por até 24 horas após o último comprimido (pelo menos).
Os medicamentos antivirais são aqueles que agem diretamente no combate de um determinado vírus, impedindo sua proliferação em nosso organismo e ajudando a eliminar a infecção causada.