A cadeia carbônica da n-haloamina acima representada pode ser classificada como: A - homogênea, saturada, normal.
a) uma cadeia saturada contém ligações duplas entre carbono e carbono. b) uma cadeia heterogênea apresenta um átomo diferente do átomo de carbono ligado pelo menos a dois carbonos. c) uma cadeia normal apresenta cadeia com ramificações. ... h) uma cadeia que apresenta uma ligação tripla entre carbonos é dita insaturada.
O carbono, uma vez presente em uma cadeia carbônica, pode se classificar em carbono primário, secundário, terciário ou quaternário. A ilustração a seguir auxilia nessa classificação.
ligação dupla (=): representa duas ligações, sendo um sigma (σ) e uma pi (π); ligação tripla (≡): representa três ligações, sendo uma sigma e duas pi (π).
Em uma estrutura química, as ligações sigmas podem ser reconhecidas da seguinte maneira:
A fórmula estrutural do Dicloroeteno acima mostra que temos a presença de cinco ligações sigmas (as quatro ligações simples e uma das ligações da dupla). São elas: Uma entre dois carbonos que realizam duas ligações simples e uma dupla (sendo então representados por sp2). Assim, a ligação sigma é classificada em sp2-p2.
A molécula do etano apresenta seis ligações sigma envolvendo os elementos hidrogênio (orbital s) e carbono (orbital sp3, pois realiza apenas ligações simples), logo, possui seis ligações sigma do tipo s-sp3 (σs-sp3).
Um elemento faz a quantidade de ligações necessidades para se estabilizar, e isso ocorre quando ele tem 8 elétrons na sua ultima camada de valência, por exemplo, o carbono só possui 4 elétrons na sua ultima camada de valência, logo, ele precisa realizar 4 ligações.