Carlos Magno
A seleção do rei/imperador era influenciada por diversos fatores. Como o título era formalmente eletivo, a sucessão era apenas até um certo ponto hereditária, embora em geral ocorresse dentro de uma mesma dinastia até que se esgotassem os sucessores.
Depois, vem o grupo "dinástico" dos Imperadores "Bizantinos": no Ocidente, Ávitos (455-456), Majoriano (457-461), Líbio Severo (461-465), Antémio (467-472) e Olíbrio (472); no Oriente, Leão I (457-474). A seguir a este período entre 455 e 472, vem a rápida Capitulação de Roma (que ocorreu em 476).
Justiniano
O Império Bizantino deixou como legado cultural grandes obras, sobretudo mosaicos e construções arquitetônicas. ... No âmbito da cultura bizantina, a pintura e escultura tiveram um desenvolvimento importante, porém limitado. Isso em razão da iconoclastia ou movimento iconoclasta.
A roupa bizantina também era um diferenciador social. Quanto maior o prestígio, mais ornamentos. A principal característica era esconder o corpo, com as formas amplas do corte. ... A roupa era muito semelhante para os dois sexos, pois ambos vestiam túnicas com mangas longas, com um aspecto de orientalização bem evidente.
A moda italiana renascentista era simples mas com tecidos luxuosos, joalheiria elegante e cores brilhantes. Lá por 1450, os vestidos femininos passaram a ter a parte de cima separada da saia, dando origem aos primeiros corpetes. As mangas, em homens e mulheres eram bastante elaboradas e bufantes.