Porém, o que não é agradável é receber ligações e e-mails de cobranças em nome de outra pessoa. Além disso, receber essas interações quando você já informou para a empresa que o dado pessoal não é da pessoa que eles procuram.
Apesar do inquestionável direito do credor de efetuar ligações para cobrar o que lhe é devido, no caso das cobranças indevidas, o devedor pode procurar seus direitos.
Dessa forma, é direito do titular dos dados que as informações que estejam no banco de dados da empresa digam respeito a ele e estejam corretas, evitando essa perturbação indevida.
Algumas pessoas bloqueiam os números que ligam com frequência, o que pode ajudar para que não receba mais as ligações, ou então nesses casos também é possível utilizar a ferramenta online Não me Perturbe, que é disponibilizada no site.
O bloqueio de ligações pode ser uma boa saída, mas se estiver passando por esse problema, faça valer os seus direitos, guarde todas as provas e pleiteie uma indenização.
Meu marido recebe E-mail direto da Edp cobrando uma conta com o nome de outra pessoa ele já mandou mensagem falando q não conhece a pessoa,e eles tinha parado agora voltou dinovo a mandar mensagem o que nós podemos fazer?
Caso tenha solicitado a empresa que deixe de realizar as cobranças e mesmo assim não tenha resolvido, além da opção do SAC, é possível tentar contato com a empresa pelas plataformas da Reclame Aqui e Consumidor.gov, solicitando a paralisação das ligações.
Aliás, caso você tenha dúvidas a respeito da LGPD, confira no seção especialmente dedicada a ela.
De acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a empresa deve manter os dados dos clientes atualizados.
Os limites no direito do Credor de cobrar o devedor, por si ou por terceiros, estão previstos no art. 42 do Código de Defesa do Consumidor nos seguintes termos:
Há cerca de 1 ano venho recebendo ligações de cobrança de outra pessoa. Cada vez que falo que não existe ninguem com este nome, o volume de ligações de cobrança dobram. Já recebi 50 ligações de cobrança de outra pessoa num mesmo dia só porque não falei que era o sujeito. Os SMS eu guardei todos aqui. Já não sei mais o que faço. Sou cadeirante provisória por ter me acidentado gravemente e as dores que sinto são insuportáveis e ainda ficam me ligando. Preciso entrar com alguma ação contra o banco que cobra este indivíduo ?
As ligações de telemarketing também podem se tornar abusivas, quando excedem as quantidades e incomodam os consumidores. Muitas vezes são feitas através de robôs, que ligam simultaneamente para várias pessoas.
Por fim, caso tenha utilizado todos os meios acima citados e as ligações não cessem, fique sabendo que você pode buscar uma indenização por danos morais judicialmente!
Essa tática de colocar o consumidor em uma situação vergonhosa para compeli-lo a pagar a dívida é ilegal. Neste sentido, o artigo 71 do Código prevê inclusive detenção de três meses a um ano, mais multa, para aquele que praticar a conduta de exposição vexatória.
Assim, além de exigir que a empresa pare com as ligações excessivas, você também poderá receber uma indenização por ter pedido muito tempo recebendo essas ligações e tentando resolver o seu problema.
De toda forma, a empresa que realiza as cobranças ainda é responsável por manter os dados corretos dos clientes em sua base de dados, e se continuar ligando é uma prática abusiva a importunação por cobranças indevidas.
Bom dia recebo cobranças diariamente indevida, a cada uma hora fazem ligação de cobrança!! Um funcionário que deve para o banco, e não param de me ligar, me atrapalha com atendimento de clientes , na execução de serviços que não posso atender o telefone podendo ocorrer algum acidente!!! Que eu faço?
A primeira coisa a se fazer no caso de receber ligações de cobranças de terceiros é informar a empresa sobre o ocorrido, solicitando que deixe de realizar a cobrança através de seu contato.
Localize o JEC mais próximo de sua residência através do site do Tribunal de Justiça do seu estado. Para ações de valor até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado, apesar de ser recomendado. Se o valor for entre 20 e 40 salários mínimos, é necessário ser representado por advogado.
Para fazer uma reclamação no Procon, você precisa seguir estes passos:
vai na defensoria pública leva os protocolos da ligação que você ligou para a claro, rg, cpf, comprovante de endereço, procure um defensor público e informe o caso que ele vai entrar com uma ação de danos morais.
Ligue de qualquer TIM para *144, ou se preferir de um telefone fixo 1056, estamos disponíveis para atendê-lo 24 horas por dia nos 7 dias da semana.
TIM E-MAIL
Para não perder seus créditos você precisa realizar uma nova recarga no prazo de até 60 dias após o vencimento da recarga anterior. Neste caso, os antigos créditos serão revalidados e a linha volta a ficar ativa.
Como reativar chip cancelado TIM Para desbloquear o chip da TIM, você deve entrar em contato por um dos canais da central de atendimento ou ir até uma loja física da TIM. Caso ligue do seu celular, é só discar *144 e seguir as instruções do menu automático. Se for do fixo, o número é 1056 e o resto do processo é igual.
Bloqueio e Desbloqueio de Chip Você deve entrar em contato com a nossa central de atendimento ou se dirigir a uma de nossas Lojas Próprias ou Loja TIM. Somente o titular ou usuário da linha poderá solicitar o bloqueio mediante validação. Você pode ligar de outro TIM para *144 ou através de um telefone fixo para 1056.