argônio
O raio atômico se refere ao tamanho do átomo. Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo. O átomo que possui o maior número de prótons exerce maior atração sobre seus elétrons. ... O elemento de maior raio atômico é o Césio.
O volume atômico é uma propriedade periódica que corresponde ao volume ocupado por 1 mol de átomos de determinado elemento químico. O volume atômico não é o volume que um átomo ocupa, mas refere-se ao volume ocupado por uma quantidade fixa de determinado número de átomos de um elemento químico.
Resposta. O cálcio. Pois o raio atômico cresce da direita para a esquerda e de cima para baixo, e como o cálcio está mais abaixo que o Mg, logo tem o maior raio.
frâncio
Berílio
Berílio
Os elementos que recebem o nome de metais alcalinoterrosos são aqueles que pertencem à família 2 ou IIA, da Tabela Periódica. Tal grupo compreende os seguintes elementos químicos: Be (Berílio), Mg (Magnésio), Ca (Cálcio), Sr (Estrôncio), Ba (Bário) e Rádio (Ra).
Os metais alcalinos terrosos fazem parte da família IIA ou do grupo 2 da Tabela Periódica. Receberam esse nome porque suas terras, que é o antigo nome dos óxidos, são básicas, ou seja, alcalinas. ... Além disso, todos os elementos do Grupo 2 são bastante reativos.
Metal alcalinoterroso
Os metais alcalino-terrosos integram a família 2A dos elementos químicos na tabela periódica, sendo considerados elementos com propriedades básicas, também denominadas de alcalinas. Os seis metais deste grupo são Berílio (Be), Magnésio (Mg), Cálcio (Ca), Estrôncio (Sr), Bário (Ba) e Rádio (Ra).
Como possuem dois elétrons na camada de valência, os metais alcalino-terrosos são comumente encontrados na natureza sob estado de oxidação +2 (pois também são altamente reativos, e, nos casos do cálcio, estrôncio e bário, são tanto quanto os elementos da família 1A).
Cloro
Na tabela periódica, a família dos halogênios é composta pelos seguintes elementos: flúor, cloro, bromo, iodo e astato.
nitrogênio
Os elementos da família 17 ou VII A da Tabela Periódica recebem o nome de Halogênios, representados pelos cinco elementos listados a seguir: Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).
Ela é formada pelos seguintes elementos químicos: flúor, cloro, bromo, iodo, astato ou Astatínio e Ununséptio. Juntamente com os Gases Nobre (grupo 18 ou 8A), a família dos Halogênios são as únicas famílias que possuem unicamente Não-Metais. Os símbolos dos Halogênios são: F, Cl, Br, I, At e Uus.
Os halogênios na forma natural são encontrados como moléculas dicotômicas, ou seja, que têm dois átomos como F2, Cl2, Br2 e I2. Ao receber elétron, os halogêneos transformam-se em sais haleto, como o NaCl. ... Uma das principais características desses elementos é que possuem sete elétrons na sua camada de valência.
Derivados halogenados dos hidrocarbonetos (ou hidrocarbonetos halogenados) são compostos orgânicos obtidos pela substituição de pelo menos um átomo de hidrogênio de um hidrocarboneto por átomo de halogênio (por isso, compostos derivados), reação essa, denominada halogenação.
1. [ Química ] Relativo aos elementos químicos do grupo 17 (ou 7A) da tabela periódica. 2. Elemento pertencente ao grupo 17 (ou 7A) da tabela periódica, que inclui o flúor, o cloro, o bromo, o iodo e o ástato.
substantivo feminino Planta da família das compostas, Artemisia absinthium, de origem europeia, com muitos ramos, flores amareladas (em capítulos), largamente usada no fabrico de licores ou como medicinal; losna, absinto.