Para não provocar danos ambientais é preciso descartar o lixo eletrônico em locais apropriados, que podem ser empresas especializadas, cooperativas de reciclagem ou centros de estudos - escolas e universidades - com projetos voltados ao descarte de lixo e ao meio ambiente.
Segundo uma lei de 2010, chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe às empresas a responsabilidade de coletar e reciclar o lixo eletrônico. A questão é que só no ano passado (sim, quase dez anos depois) a lei foi regulamentada.
A HEQUIPEL É A MAIS INDICADA E RECONHECIDA EMPRESA QUE COMPRA LIXO ELETRÔNICO. Entre em contato com uma empresa que é referência quando o assunto é empresa que compra lixo eletrônico. Entre em contato com a Hequipel e conte com um serviço extremamente funcional e qualificado para o seu negócio.
Veja a lista de locais com posto de coleta de material eletrônico
Uma possibilidade é usar sites de vendas como OLX ou Mercado Livre para anunciar o celular. Outro jeito é utilizar sites especializados na compra e venda de aparelhos usados, como Trocafone ou o Recompra.
O aterro sanitário é o local adequado onde o lixo deve ser depositado e descartado. Em linhas gerais, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, apenas os resíduos sólidos que não podem ser reutilizados ou reciclados devem ser destinados ou dispostos nesses locais.
Para descartar corretamente, deve-se jogar os resíduos junto com o lixo plástico ou levá-los a algum ponto de coleta.
A resposta é: aterros industriais especiais para resíduos químicos perigosos. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a responsabilidade de recolher e destinar esse lixo para locais apropriados é dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos eletrônicos.
Os demais são guardados em casa ou descartados como lixo comum. Mas, equipamentos eletrônicos não devem ser descartados em lixeiras comuns e embrulhados em jornais ou plásticos. O ideal é que seu descarte seja feito em pontos de coleta criados especialmente para isso.
Inicialmente, passam por um computador que faz a triagem, separando os equipamentos em condições de uso, que podem ser doados, dos que não podem ser reutilizados. Logo, os aparelhos celulares são desmontados e a carcaça, bateria e a PCI são separados. Cada um desses componentes tem um destino específico.
Separe pilhas baterias, celulares, peças de computadores e lixo eletrônico em geral e leve até a agência bancária, drogaria (grandes redes) ou ao prédio público mais próximo. Se possível, inicie a implantação de coletores de pilhas e baterias na sua empresa, associação, instituição religiosa ou em seu condomínio.
Alguns comércios, como supermercados, costumam receber pilhas e baterias e ajudam a dar o encaminhamento correto para o fim correto do lixo eletrônico. De forma alguma os resíduos devem ser descartados diretamente na natureza, mesmo que em aterros sanitários.
Geralmente, os componentes dos aparelhos elétricos e eletrônicos são feitos de plástico, vidro, metais, entre outros materiais. No processo de reciclagem, os equipamentos descartados pela população são desmontados e as partes transformadas em matéria-prima para a indústria.
Troque por moedas. A venda de produtos eletrônicos usados pode parecer uma opção óbvia para muita gente, mas a maioria não pensa em fazer isso. Outros consideram a opção complicada, pois envolve ofertas incessantes para os amigos ou a criação de anúncios.