Conceito. Uma adaptação é qualquer característica ou comportamento natural evoluído que torna algum organismo capacitado a sobreviver e a se reproduzir em seu respectivo habitat.
“Adaptação fisiológica é uma capacidade funcional que permite a integração entre fatores genéticos e do meio ambiente, resultando em RESPOSTAS FISIOLÓGICAS previsíveis, segundo critérios pré definidos como o tipo de exercício e a DOSE DE ESFORÇO”.
Aquisição de características por parte de um organismo ou grupo de organismos mediante as quais se encontram em melhores condições para sobreviver e reproduzir-se no seu ambiente relativamente àqueles que são desprovidos dessas características.
1 Ação, processo ou efeito de evoluir. 2 Transformação e mudança contínua, lenta e gradual em que certas características ou estados mais simples tornam-se mais complexos, mais desenvolvidos e aperfeiçoados; desenvolvimento, progresso.
Adaptação e Lesão Reversível A capacidade de uma dada célula em se adaptar às condições que lhe são impostas depende do tipo de estímulo, sua intensidade, duração e dos graus de diferenciação e especialização celulares.
As adaptações transitórias ocorrem durante o treinamento por causa aumento do fluxo sanguíneo, porém não ocorre o aumento das proteínas contrateis, as adaptações crônicas ocorrem pelo aumento do número de miofibrilas e do número de sarcomeros e paralelo.
Tesch (1988), resumindo as principais adaptações ao treinamento de resistência de força, relaciona: aumento na síntese de proteínas miofibrilares, aumento na área de secção transversal das fibras musculares de contração rápida, decréscimo em densidade de volume mitocondrial, nenhuma ou reduzida neo-formação capilar e ...
RESPOSTAS ADAPTATIVAS AO EXERCÍCIO FÍSICO Exemplos: aumento da frequência cardíaca e da pressão; aumento da temperatura corporal; aumento da frequência respiratória. ADAPTAÇÕES CRÔNICAS: são aquelas que ocorrem após a sistemática realização de atividade física.
Resposta. Resposta: Ainda sobre as adaptações que ocorrem no organismo, como resultado da prática regular de atividades físicas, alertamos para a existência de diferentes tipos de adaptação: no nível muscular, articular, e ósseo e nos grandes sistemas como o respiratório e o cardíaco.
Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).
Ao fazer um exercício físico, o praticante deve obedecer a sequência: aquecimento, alongamento e exercício. ... Entretanto, para atividades como corrida, natação e musculação, deve ser feito depois do aquecimento. E por fim, o exercício é a última etapa.
Os fatores que irão designar o nível ou capacidade de adaptação englobam a qualidade e quantidade de carga de treinamento, sendo expressos nas relações existentes entre volume, intensidade, duração e freqüência do estímulo. O exercício físico é o estímulo básico das adaptações, estas que são o produto do treinamento.
Veja alguns fatores que comprometem a eficácia do treinamento. Visão, missão, valores e estratégias não definidos ou pouco claros.
6 Fatores que influenciam o seu Desempenho Físico
Para se adquirir um bom condicionamento, por meio de um programa eficiente de treinamento, deve-se levar em consideração os principais fatores que afetam as melhoras induzidas pelo treinamento. São estes: o nível inicial de aptidão.
A intensidade do exercício reflete tanto o custo calórico do trabalho quanto os sistemas energéticos específicos ativados. A intensidade pode ser aplicada em bases absolutas ou relativas. Absoluta: Aula de ginástica aeróbica; mesmo trabalho, mesmo ritmo e com a mesma duração.
O que fazer para normalizar a frequência cardíaca
Como aumentar o VO2Max – O VO2Max depende de vários fatores, como idade e sexo, e aspectos fisiológicos, como a ventilação pulmonar, a capacidade de difusão dos pulmões, o tamanho do coração e o tipo de fibras musculares.
Na fisiologia do exercício considera-se que existam três fatores determinantes para o desempenho de um atleta em corridas: o consumo máximo de oxigênio (VO2 max), o limiar anaeróbico e a eficiência da corrida.
Para entender o que é uma condição fisiológica, é necessário saber o que é de fato a fisiologia. Fisiologia é uma área de estudo da biologia responsável em analisar o funcionamento físico, orgânico, mecânico e bioquímico dos seres vivos.
Tradicionalmente, as principais variáveis que exercem importante relação com a performance de corredores de endurance incluem o consumo máximo de oxigênio (VO2max) (COSTILL et al., 1973), o limiar de lactato (LL) (FARREL et al., 1979), o limiar anaeróbio (LAn) (TANAKA et al., 1984) e a economia de corrida (EC) (DANIELS ...
Espera-se de um homem saudável que ele alcance no esforço um VO2 máximo em torno de 35 a 40 ml/(kg. ... min), ou seja, conseguem aumentar em até 20 vezes o VO2 de repouso. Já as mulheres possuem tipicamente um VO2 40-60% menor do que os homens, em torno de 27 a 30 ml/(kg.
O VO2máx é usado para medir o “condicionamento” e o quão “condicionável” é o indivíduo. Costuma ser o melhor índice fisiológico para classificação e triagem de atletas. E mais, normalmente é genético, não podendo ser melhorado muito acima de 20 ou 30%.
Tradicionalmente, as principais variáveis fisiológicas que podem contribuir na performance de corredores em provas de meio fundo e fundo incluem o consumo máximo de oxigênio (VO2max), a economia de corrida (EC), o onset of blood lactate accumulation (OBLA) e a máxima fase estável de lactato (MFEL) (LAFONTAINE; LONDEREE ...
Tradicionalmente, as principais variáveis que exercem importante relação com a performance de corredores de endurance incluem o consumo máximo de oxigênio (VO2max)(1,2), o limiar de lactato (LL)(2,3), o limiar anaeróbio (LAn)(3,4) e a economia de corrida (EC)(1,2,5).
A performance seria quando o artista apresenta uma cena em que normalmente utiliza seu corpo como suporte enquanto os espectadores observam; já no happening o público costuma participar também da ação. Etimologicamente, a palavra performance deriva do francês antigo parformance, e significa "dar forma", "fazer".
O que é Performance: Em muitas ocasiões é usada no contexto de exibições em público, ou quando alguém desempenha algum papel no âmbito artístico, como um ator, por exemplo. ... Ex: Ninguém esperava muito do time, mas depois de uma performance fantástica, conseguiram ganhar o jogo.