O vermelho (triângulo) foi adotado por fazer referência ao ideal revolucionário da Inconfidência Mineira, e o preto é a cor para dar destaque ao lema "libertas quae sera tamen". A atual versão da bandeira de Minas Gerais foi instituída pela lei nº 2.
“Libertas quae sera tamen”, em latim. ... “Libertas quae sera tamen” significa “Liberdade ainda que tardia”. Além do lema, o triângulo vermelho se refere à santíssima trindade, proposto por Tiradentes, que foi importante personagem da Inconfidência, que buscava a libertação da Coroa Portuguesa.
Minas Gerais representa riqueza cultural, tanto na culinária, quanto nas paisagens. Minas Gerais é um estado brasileiro muito apreciado principalmente pela culinária, com pratos renomados como o feijão tropeiro, consumido em diversos lugares do país. É o estado que mais possui municípios no Brasil, são 853 cidades.
O esqueleto de Luzia, abrigado no Museu Nacional, era de uma mulher que estava na faixa dos 20 anos quando morreu. Estudos apontam que tinha 1,50m de altura e possuía traços negroides, com nariz largo e olhos arredondados. ... Entretanto, o grupo ao qual Luzia pertenceu foi apenas um dos vários povos que viveram no lugar.