É por meio do SISU que parte das instituições de ensino superior disponibilizam vagas para ingresso nos cursos. Para se candidatar, o estudante precisa ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e obter uma pontuação acima da nota de corte.
Campus A.C. Simões (Bacharelado)
Já teve o ProUni e quer ter bolsa novamente Se você já foi bolsista do ProUni e concluiu a graduação, não pode mais concorrer a uma bolsa do Governo. A regra é clara: quem já se formou não pode participar do Programa.
Não. O ProUni é um programa que dá oportunidades de acesso ao ensino superior para quem ainda não tem um diploma universitário. Se você já usou o ProUni para se formar em uma faculdade, não poderá entrar no programa novamente para tentar mais uma bolsa.
Sim, o aluno pode fazer o Enem quantas vezes quiser, mesmo que tenha concluído o ensino médio já há alguns anos.
Assim como no caso do rendimento, é preciso que o bolsista tenha uma frequência mínima nas aulas. Por isso, o aluno perderá seu direito à bolsa se faltar em mais de 25% das aulas oferecidas no semestre.
Tenha em mente que perder a bolsa do Prouni significa ter que realizar todo o processo de candidatura desde o início. ... Como você viu, se perder a bolsa do Prouni, pode concorrer novamente, desde que esteja dentro dos critérios do programa.
Cabe à instituição de ensino, na figura do coordenador do ProUni, a aferição dos documentos apresentados pelo candidato para a comprovação das informações prestadas em sua inscrição no programa.
O Ministério da Educação (MEC) ratifica que os documentos do Prouni podem ser apresentados pelo próprio candidato e, também, por membros do grupo familiar.
Alterar dados Se você for selecionado para uma bolsa, precisará comprovar na faculdade as mesmas informações que estiverem no sistema de cadastro do ProUni, tais como endereço, renda familiar, etc.
No critério socioeconômico, os candidatos que desejam a bolsa integral (100%) devem ter a renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já os que querem a bolsa parcial (50%) devem ter a renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 3 salários mínimos.
O Cálculo da Renda Familiar Per Capita. Para ter bolsa de estudo de 100% pelo Prouni é preciso ter Renda Familiar Mensal Per Capita de até 1,5 salário mínimo. E, para bolsa de 50%, a renda pode ir a até três salários mínimos mensais por pessoa.
Três últimos contracheques, no caso de renda fixa. Seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão ou hora extra. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver. CTPS registrada e atualizada.
O Cadastro Único é o registro criado pelo Governo Federal para que as famílias brasileiras de baixa renda tenham acesso a diferentes programas sociais. O comprovante tem informações de até 45 dias antes da data da solicitação.