Resposta. Os portugueses viam os índios como inferiores por conta de seus costumes, vestimentas e cor de pele. Os índios viam os portugueses, em suas caravelas grandiosas e montados em cavalos como deuses.
Alguns historiadores chamaram o primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas”, mas percebemos com o início do processo de colonização portuguesa um “desencontro de culturas”, começando então o extermínio dos indígenas tanto por meio dos conflitos entre os portugueses quanto pelas doenças ...
2. Qual a primeira impressão que os portugueses tiveram das vestimentas e das atitudes dos indígenas? Resposta: Eles viram que os indígenas não vestiam roupas, andavam completamente nus, sem fazer a menor questão de se cobrirem.
Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.
Tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como se os houvesse ali." "Mostraram-lhes um carneiro, mas não fizeram caso dele." "Mostraram-lhes uma galinha, mas quase tiveram medo dela e não lhe queriam pôr a mão. Depois lhe pegaram, mas como espantados."
- Em português moderno, escreveu Caminha, sobre os animais e alimentos apresentados aos indígenas: “Mostraram-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo; tomaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como se os houvesse ali. Mostraram-lhes um carneiro; não fizeram caso dele.
Resposta. -Os índios possuem uma maneira própria de organizar a vida. Entre eles tudo é dividido com o objetivo de fazer a aldeia funcionar em harmonia. A divisão de trabalho, por exemplo, segue basicamente critérios de idade, sexo e acumulo de conhecimento e cultura.