Georges Seurat (1859-1891)
A expectativa era que o olho humano - em última instância o cérebro - misturasse as cores primárias. Isto é, a ideia de Seurat era criar uma pintura onde não misturasse as tintas na palheta, mas usar cores primarias na tela, em pequenos pontinhos, e esperar que o olho humano alcançasse as cores que propunha.
O Pontilhismo é uma técnica que consiste em pequenos pontos ou manchas de diferentes cores que, justapostas, provocam uma mistura óptica aos olhos do observador. Georges Seurat e Paul Signac foram os desenvolvedores desse método de pintura, que pode ser entendido como uma ramificação do Impressionismo.
Para fazer pontilhismo a técnica é, quanto menor forem os pontos, mais realista ficará o desenho, por isso o ideal é usar caneta 03 ou 05. Porém se usado com cuidado para não borrar, o lápis de cor também é uma boa opção e pode deixar o desenho mais interessante.
Pontilhismo é uma técnica de desenho e pintura, onde o artista utiliza pequenas manchas e pontos para formar as imagens. ... Os artistas que utilizavam esta técnica davam maior importância ao uso “matemático” das cores, dispostas na obra em justaposição e não através de mesclagens.
impressionismo
Também conhecida como pintura de pontos, punctilhismo, cromoluminarismo e divisionismo, a técnica de pontilhismo nasceu na França, em 1880. Os artistas George Seurat e Paul Signac são considerados pioneiros na arte de fazer pinturas usando pontos brancos, pretos ou coloridos.
O Pontilhismo é uma técnica de pintura revolucionária iniciada por Georges Seurat e Paul Signac em Paris, em meados dos anos 1880. Apesar de ser originária do Impressionismo, ela consistia numa espécie de reação contra o esse movimento, baseado nas respostas subjetivas de artistas na produção dos quadros.