Para provar sua teoria, Pasteur utilizou um balão de vidro com gargalo alongado e curvado no qual colocou um caldo nutritivo fervido em seu interior. Após algum tempo sem desenvolver micro-organismos, Pasteur quebrou o gargalo, deixando que o caldo entrasse em contato com o ar. Nesse momento, micro-organismos surgiram.
Francesco Redi foi um cientista que tentou provar que um ser vivo só surge a partir de outro por meio de um experimento em que utilizou carne e frascos abertos e fechados. Francesco Redi, cientista italiano, foi um dos primeiros biogenistas a questionar a teoria da geração espontânea.
Porém, considera-se que a microbiologia deu seus primeiros passos, de fato, entre 1673 e 1723, com o comerciante de tecidos holandês Anton van Leeuwenhoek (1632-1723), que também por meio do microscópio, observou protozoários, algas, bactérias e leveduras.
Resultados: Louis Pasteur foi um cientista francês que contribui de inúmeras formas para as Ciências, principalmente para o campo da microbiologia ao derrubar a teoria da biogênese comprovando que os microrganismos presentes no ar é que provocavam a deterioração do caldo de carne no seu experimento.
Louis Pasteur, nascido em 1822 em Dole, França, foi um químico que revolucionou os métodos de combate às infecções. Suas descobertas científicas tiveram um impacto imenso na medicina e seus trabalhos deram início ao que chamamos hoje de microbiologia.
⇒ 1857 a 1914 = Idade Ouro da Microbiologia = rápidos avanços, liderados por Pasteur e Robert Koch, levaram ao estabelecimento da Microbiologia como uma ciência. - Pasteur descobriu que microrganismos, denominados leveduras, convertiam os açúcares para álcool na ausência de ar. Esse processo foi denominado FERMENTAÇÂO.
Para tanto ela reúne representantes de diferentes áreas da Microbiologia: Microbiologia industrial, Biotecnologia, Micologia, Micotoxinas, Microbiologia Ambiental, Microbiologia de Alimentos, Microbiologia de Solos, Microbiologia Médica Humana, Microbiologia Clinica, Infecção Hospitalar, Microbiologia Veterinária.
Apesar dos vários fatores que afetam o desenvolvimento microbiano, os micro-organismos apresentam alta capacidade de adaptação, havendo grupos especializados para crescimento, de acordo com a disponibilidade de água, acidez do meio, composição química, potencial de oxirredução e temperatura.
A cor vermelha da carne pode adquirir tons de verde, marrom ou cinza, devidos à produção, por bactérias, de H2S, compostos oxidantes, com peróxidos, por exemplo. Em carnes vermelhas processadas, dois tipos de esverdeamento podem ocorrer sendo um causado pelo peróxido de hidrogênio (H2O2) e o outro pelo H2S.
Embora existam muitos cenários que possam ocasionar a contaminação de alimentos, a maioria se enquadra nas seguintes categorias: biológica, química, física ou cruzada.
10 formas de propagação de patógenos