No geral, a extração do dente siso é considerada um procedimento bastante tranquilo pelos dentistas. Mesmo que alguns pacientes tenham medo até de falar sobre o assunto, a cirurgia é segura e, sendo realizada por um profissional capacitado, tem tudo para ser um sucesso.
Basta fazer uma incisão na gengiva, rente ao dente, com o cortante (uma espécie de bisturi) para expô-lo.
Não deve nem mesmo escovar os dentes durante o primeiro dia de recuperação. De acordo com o consultório do cirurgião-dentista Dr. Joseph Arzadon, da Virgínia, nos Estados Unidos, o tempo típico de recuperação dos dentes do siso é de três a quatro dias, embora possa durar até uma semana.
Sinais de dente do siso inflamado
A dor é muito frequente nas primeiras 24 horas, mas pode variar muito de pessoa para pessoa, no entanto, em quase todos os casos, o dentista receita remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou o paracetamol, que aliviam a dor e que devem ser ingeridos de acordo com as orientações de cada médico.
Caso os fios usados não sejam os reabsorvíveis, aí sim os pontos devem ser retirados, mas somente pelo seu dentista. “O ideal é que os pontos sejam removidos em um período de 5 a 7 dias após a cirurgia, mas isso deve ser esclarecido pelo profissional durante o ato cirúrgico”, comenta a dentista.
Em média os dentes superiores não levam mais que 5 minutos. Já os inferiores podem levar de 5 a 20 minutos para remoção.