clero secular: é a designação dada a parcela do clero da Igreja Católica Romana que desempenha atividades voltadas para o público em geral e que vive junto dos leigos exercendo as mais variadas formas de apostolado e assegurando administração da igreja.
Já o Clero Secular era aquele que vivia "em meio aos homens comuns", eram eles que ministravam as missas, faziam os batismos e eram a "cara" da Igreja. Era, também, a parte do clero que mais frequentemente era acusada de corrupção.
Outro termo interessante é a terminologia padre secular. Esta expressão pode causar confusão, uma vez que este termo era usado para designar o padre que não vivia no mosteiro ou no convento. Portanto, a expressão padre secular é ambígua.
Que não diz respeito aos dogmas da igreja; leigo: Estado secular. Diz-se da pessoa que não se enquadra a uma ordem religiosa: padre secular. substantivo masculino e feminino Pessoa que não fez votos religiosos, embora viva no século, no mundo; diz-se do religioso(a) que cumpre os deveres da vida civil.
Significado de Padre substantivo masculino Sacerdote; sacerdote secular. A primeira pessoa da Santíssima Trindade. (Nesta acepção, escreve-se com maiúscula.).
No geral, são necessários oito anos de estudos para completar a formação exigida para a ordenação de um padre. Existem dois caminhos para quem deseja seguir esta carreira: Entrar num seminário logo que concluir o Ensino Médio.