Use termos genéricos que facilitem a visualização, como: Cor: castanho, preto, loiro, platinado, ruivo, grisalho, branco etc. Comprimento: raspado, curto, médio, longo, na altura dos ombros etc. Estilo: liso, cacheado, ondulado, afro, com dreads, rabo de cavalo, coque, moicano etc.
Comece com o básico, como altura, forma, cor do cabelo e dos olhos. Em seguida, descreva outras características físicas, como a postura ou quais particularidades únicas o personagem tem, e veja como o passado, os interesses e o estilo de vida impactam na descrição.
Se você precisa descrever a aparência de um personagem que o seu protagonista já conhece de maneira mais detalhada, o ideal é colocá-lo em uma situação onde a aparência está em evidência. Um evento, uma pergunta — “como estou?”, “você me acha bonita?” —, um comentário, enfim, algo do tipo.
Penetrante: a voz penetrante é tão alta ou profunda que faz você ficar um pouco desconfortável. Estridente: tem um volume alto e é fino, além de ser desagradável para se ouvir. Mansa: voz calma, suave. Fina: a voz fina ou o som é alto e desagradável de ouvir.
Você pode descrever uma expressão facial, postura ou movimento do personagem falando. (“Vamos para a festa, então,” os olhos de Vanessa brilharam.) Tente variar essas opções até conseguir uma cena bem balanceada com igual atenção para ações, diáologos e descrições.
Fique atento a estas importantes dicas para escrever um romance.
Os 5 modos narrativos fundamentais para escrever uma boa história
Como descrever o cenário de uma história?
A descrição do cenário pode ser objetiva ou subjetiva. Na objetiva, descrevemos precisamente as características do objeto, registrando os detalhes com fidelidade fotográfica, sem o uso da subjetividade, isentando-nos de quaisquer termos que possibilitem múltiplas interpretações.
Vamos falar de mais um pilar essencial para que seu livro seja bem sucedido: o cenário, também conhecido como millieu, setting ou até como construção do universo. ... O cenário não precisa ser apenas o pano de fundo para seus personagens, mas pode ser uma parte ativa e importante na trama.
Descrição é o mesmo que detalhar, mostrar ou tornar conhecidas as características de algo ou alguém, o que pode ser feito por via oral, textual ou visual. A descrição pode estar presente numa conversa, num texto ou numa imagem.
A descrição de pagamento nada mais é do que a informação detalhada sobre uma transação financeira, como transferências via TED ou DOC, além de pagamento de boletos e contas.
Seja breve: você deve listar entre três e cinco responsabilidades ou competências essenciais que um candidato deve ter para alcançar o sucesso no trabalho, além dos requisitos básicos em educação e experiência. Não se estenda mais que isso, vai fazer com que os candidatos desistam da sua vaga.
Como fazer uma descrição
Esse recurso, também chamado de descrição sinestésica, tem o efeito de criar uma relação mais profunda com o leitor, já que além da visão, explora também os demais sentidos como a audição, paladar, olfato e tato. ...
A descrição objetiva é mais simples, direta e não possui as opiniões do observador, ele não infere valor no personagem ou objeto. Na descrição subjetiva ocorre o oposto, o observador se envolve com o objeto descrito, revelando as impressões captadas. Vamos entender um pouco mais sobre esses dois modos?
Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).
Quando redigimos um texto com essa finalidade compomos um texto descritivo. ... Descrever é um processo no qual se empregam os sentidos para captar uma realidade e transportá-la para o texto. A elaboração do texto requer domínio da modalidade escrita da língua e as finalidades a que o texto se propõe.
Para se descrever um objeto temos: – Que analisar o ângulo em que ele está; – Temos ter noção de espaço; – Temos que ver qual a relação entre objeto e observador; – Temos que observar peso do objeto, textura, forma, cor etc.
Significado de descrever Fazer a descrição oral ou escrita de (algo, alguém ou si próprio): o professor descrevia o livro; descrevia-se com presunção. [Por Extensão] Realizar uma narração de maneira detalhada; narrar: ordenou ao filho que (lhe) descrevesse a festa.
Basta apenas expressar por meio de palavras e adjetivos o que aquele objeto ou aquilo que se está sentindo representa. É essa explicação (descrição) que caracteriza esse tipo de texto. O texto descritivo é uma exposição de algo ou alguém com o objetivo de conhecer sua composição.
Dicas de como fazer uma boa redação “quem sou eu”
Veja a seguir algumas dicas importantes para usar na hora de criar a sua redação.
Paisagem, para a Geografia, significa duas coisas: tudo aquilo que os sentidos humanos (tato, audição, olfato, visão) podem captar. Tudo aquilo que sua visão consegue enxergar é uma paisagem, tudo aquilo que sua audição escuta é uma paisagem. Portanto, tudo que o ser humano consegue sentir é uma paisagem.