padrão 20A
O uso de extensões elétricas é permitido? A resposta para essa pergunta, muito comum entre os brasileiros é: SIM! O uso de extensões é liberado para utilização no dia a dia, pois em muitas situações elas são essenciais para viabilizar o funcionamento de algum item que necessite de energia elétrica.
Tenho Geladeira e Microondas. Posso colocar dois eletrodomésticos na mesma tomada? Nunca conecte dois eletrodomésticos na mesma tomada, use uma tomada exclusiva para cada produto ou poderá haver sobrecarga na rede elétrica e prejudicar o funcionamento do seu produto resultando, inclusive, em acidentes envolvendo fogo.
O “Benjamin” é um nome popular para adaptadores de tomadas, que também podem ser chamado de “T” ou “Te”. É um dispositivo elétrico usado para multiplicar os espaços para a conexão de plugs em tomadas, podendo assim ligar diversos aparelhos e eletrodomésticos em uma mesma tomada.
Resposta: Na verdade, pode-se ligar vários aparelhos numa mesma tomada, dependendo das especificações da tomada, da potência total dos aparelhos eléctricos e da capacidade dos componentes eléctricos do circuito associados a ela, como por exemplo as extensões, fichas triplas, condutores, Benjamim ou T, etc.
“Ao utilizar o benjamim para ligar vários equipamentos a uma mesma tomada, pode ocorrer uma má conexão dos pinos, o que certamente provocará um superaquecimento no ponto, deteriorando a isolação e tornando extremamente perigoso”, alerta.
Os perigos de um T na tomada A utilização do Benjamin, os populares Ts, não é proibida no Brasil. ... Muitos incêndios residenciais iniciam-se pelo mau uso do T e das extensões de tomadas. Além disso, o aquecimento dos fios colabora para o aumento do preço na conta de luz e desperdícios de energia elétrica.
Ao utilizar o benjamim para ligar vários equipamentos a uma mesma tomada, pode ocorrer má conexão dos pinos, o que certamente provocará um superaquecimento no ponto, deteriorando o isolamento e deixando o processo extremamente perigoso”, explica João Carlos.
O filtro de linha serve para aumentar o número de tomadas disponíveis, além de evitar a passagem de altas correntes para os equipamentos eletrônicos. Assim, é possível conectar uma série de dispositivos à luz, como impressora, videogame, TVs e outros tipos de aparelhos próximos.
Motivos para utilizar o Filtro de Linha Como são acessíveis e fáceis de trocar, filtros de linha acabam sendo acessórios de segurança bastante úteis; ... 5) Além de remover ruídos e picos de tensão, os Filtros de Linha têm finalidades básicas como expandir o número de tomadas disponíveis e proteger contra curto-circuitos.
deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.
Podemos ainda concluir considerando este item que os circuitos mistos ou não dedicados não devem ultrapassar potências de 1200W em tensão de 127V (1200W de forma a arrendondar o circuito) e 2200W em tensão de 220V.
Um circuito feito com um cabo de 2,5 mm2 (a bitola mais comum em residências) a uma tensão de 110 volts pode conduzir algo em torno de 1 200 a 1 500 watts. Assim, será possível ligar cerca de dez tomadas de 100 watts cada, já prevendo uma margem de segurança.
Em instalações habitacionais, pontos de tomadas e iluminações podem ser alimentados por circuitos comuns (iluminação e tomada) desde que: A corrente de projeto do circuito comum não seja superior a 16A.
Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!