É necessário observar principalmente os requisitos contidos na RDC nº 20, de 05 de maio de 2011, que regulamenta o controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianas, de uso sob prescrição, isoladas ou em associações. ...
No ato da dispensação, devem ser registrados nas duas vias da receita os seguintes dados: I - a data da dispensação; II - a quantidade aviada do antimicrobiano; III - o número do lote do medicamento dispensado; e IV - a rubrica do farmacêutico, atestando o atendimento, no verso da receita.
Sim, a receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por dez dias a contar da data da sua emissão, conforme previsto na RDC 20/11 e não requer apresentação à Vigilância Sanitária para visto.
RESOLUÇÃO RDC Nº 471, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2021. Dispõe sobre os critérios para a prescrição, dispensação, controle, embalagem e rotulagem de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos de uso sob prescrição, isoladas ou em associação, listadas em Instrução Normativa específica.
A RDC nº 44/2010 estabelece o controle para os antimicrobianos de uso sob prescrição (faixa vermelha) que constam na lista anexa da resolução, incluindo os de uso dermatológico, ginecológico, oftálmico e otorrinolaringológico.
O medicamento deve ser prescrito em receituário comum, acompanhado da “Notificação de Receita B” de cor azul. Pode ser prescrito somente 1 (um) medicamento por “Notificação de Receita” e no máximo 5 (cinco) ampolas para medicamentos injetáveis.
Art. 57 A prescrição poderá conter em cada receita, no máximo 3 (três) substâncias constantes da lista *C1* (outras substâncias sujeitas a controle especial) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, ou medicamentos que as contenham.
O Receituário de Controle Especial é um documento de grande importância no dia a dia das consultas médicas. Ele é utilizado para indicar medicamentos cujas substâncias ativas estão presentes em algumas listas de classificação.
Todo tratamento com antibiótico aumenta o risco do desenvolvimento da resistência bacteriana, de modo que essa classe de medicamentos só deve ser utilizada quando realmente existe necessidade.
A prescrição de antibióticos pode ser feita com receita comum, desde que ela tenha os dados necessários do paciente e do medicamento e seja feita em duas vias.
Antibióticos são prescritos desta forma. Já as receitas de cor azul são oficialmente chamadas de “notificação de receituário” e são obrigatórias para medicamentos que podem causar dependência, como psicotrópicos.
A medida é válida para receitas médicas e odontológicas e está prevista na Lei que entrou em vigor nesta terça-feira (28). A regra não vale apenas para medicamentos de uso controlado. Estes manterão as exigências atuais (receita em duas vias e prazo de validade de 30 dias).
– A dispensação em farmácias e drogarias públicas e privadas dar-se-á mediante a retenção da 2ª (segunda) via da receita, devendo a 1ª (primeira) via ser devolvida ao paciente.
Não. A foto ou a cópia escaneada da receita elaborada manualmente pelo médico não tem validade para medicamentos controlados.
A partir de hoje, os médicos não podem mais emitir o remédio sem observar a determinação; farmácias têm de cumprir a norma.
Os medicamentos sujeitos a controle especial só podem ser prescritos por profissionais legalmente habilitados (médicos e odontologistas) e dispensados com apresentação da receita acompanhada da Notificação de Receita que ficará retida na farmácia ou drogaria.
Tarja vermelha Com retenção da receita. São os medicamentos que necessitam de Retenção da Receita, conhecidos como medicamentos sujeitos a controle especial. São os medicamentos constantes das listas C1, C5 e adendos das listas A e B da Portaria 344/98 e suas atualizações, e e os Antibióticos (RDC 20/11).
Ou seja, o profissional tem que analisar e interpretar a receita e a intenção médica. Aviar uma receita é traduzir a intenção do prescritor”, completou Adami.
Tarja vermelha com retenção de receita Alguns medicamentos com tarja vermelha podem ter a receita retida. O receituário, para esse caso, é o de cor branca. Existem medicamentos que precisam ainda que o consumidor assine um termo de conhecimento de risco e consentimento.
Para remédios de uso controlado, como antibióticos, antirretrovirais, anabolizantes e alguns imunossupressores, é necessário a prescrição em duas vias: uma para o paciente, outra para a farmácia.
Segundo a portaria 344/98 a prescrição de isotretinoina é realizada em notificação de receita especial na cor branca e possui validade de 30 dias, entretanto, uma portaria CVS № 10, alterou a validade deste tipo de notificação para o estado de são Paulo, sendo a partir do ano de 2003 para 7 dias a partir da data de ...
Princípio Ativo: metronidazol