O step é uma das modalidades mais procuradas nas academias e ginásios. Melhorar a forma física, perder peso e desenvolver a coordenação motora são alguns dos objectivos de quem procura uma modalidade cheia de ritmo e energia. O step inclui-se no grupo das modalidades que desenvolvem a resistência cardiovascular.
4 táticas para descobrir se seu treino está surtindo efeito
Geralmente os resultados começam a dar as caras em ~2 semanas. Mas, nem sempre, isso quer dizer emagrecimento ou hipertrofia: no princípio, a postura corporal melhora e os músculos começam a ficar mais fortes delineados. Para ver realmente a hipertrofia como resultado da musculação, leva até 4 meses.
Dois meses de treinamento regular já são suficientes para a maioria das pessoas notar mudanças como a perda de gordura e aumento da massa muscular, mas, dependendo da atividade e dos hábitos de vida, é possível que os resultados apareçam ainda antes.
"Treinei um monte e não senti minha musculatura doer no outro dia, será que não tive resultado?" Muitos de nós acreditamos que ficar dolorido após o treino é o único indicador de um treino foi eficaz. Mas, calma. Não ter dor muscular pós-treino não significa, necessariamente, que você não tenha treinado o suficiente.
Além disso, procure alongar bem os músculos e aquecer o corpo antes do treino. Outra dica de como prevenir a dor muscular pós-treino é comer um lanche saudável após o exercício. Escolha alimentos ricos em carboidratos e proteínas, como carnes magras, que podem ajudar a reparar os músculos, ajudando a reduzir a dor.
Mito. A dor muscular no dia seguinte, quando ocorre uma mudança de treino, por exemplo, é comum. Isso acontece porque, geralmente, o organismo está em fase de adaptação a um novo estímulo e com o tempo essas dores tendem a diminuir, ou seja, o praticante continuará tendo hipertrofia mesmo sem sentir dor.