7- Qual a importância do Malonil-CoA na síntese de ácido graxo? É utilizado durante toda a síntese do ácido graxo, sendo uma molécula de ácido graxo, sendo uma molécula de Acetil-CoA adicionada à acido graxo síntese a cada volta da via de síntese.
A ACC-α catalisa o primeiro passo na síntese dos ácidos graxos, formando malonil-CoA, que é considerado o passo limitante na velocidade do processo, já a FASN catalisa uma sequência de reações que adicionam dois carbonos a uma cadeia até a formação do C16:0.
Em uma etapa que precede sua oxidação, as ácidos graxos são ativados por conversão a acil-CoA, por ação de acil-CoA sintetases, presentes na membrana externa da mitocôndria. Nesta reação, forma-se uma ligação tioéster entre o grupo carboxila do ácido graxo e o grupo SH da coenzima.
Para que o ácido graxo ativado seja levado à matriz mitocondrial, ele necessita ser conjugado à carnitina. Na membrana externa da mitocôndria, se encontra a enzima carnitina aciltransferase I (CAT I), que irá conjugar a carnitina á Acil-CoA, formando acil-carnitina e liberando CoA.
O metabolismo lipídico ou metabolismo dos lipídios ocorre no fígado, estes lipídios são provenientes de duas fontes: dos alimentos ingeridos e da reserva orgânica que é o tecido adiposo. ... No entanto, outras formas de lipídios fazem parte da dieta diária, como os fosfolipídios, o colesterol e as vitaminas lipossolúveis.
Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).