Matar alguem: Pena – reclusão, de seis a vinte anos. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o do- mínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, ou juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.
O primeiro grau Um assassinato recebe normalmente esta classificação quando sabe com certeza que seu comportamento resultará na morte de uma pessoa. Por este motivo, considera-se que o assassinato é premeditado, ou seja, alguém tem a intenção de matar e age com plena consciência disso.
O homicídio consiste na destruição do homem pelo homem de forma injustificada. O artigo 121 do Código Penal é um dos mais importante dos tipos penais do nosso sistema normativo, haja vista que protege o bem considerado mais importante de todos, qual seja: a vida.
É certo que vários fatores levam uma pessoa a praticar um crime, sejam eles sociais, familiares, psicológicos, morais, econômicos, éticos, emocionais … ... Pode ser por vingança, por paixão, por raiva, por necessidade financeira, por fraqueza, por intenção de obter vantagem econômica fácil, dentre vários outros motivos.
Frustração, estresse, raiva ou descontentamento, envolvendo elementos psicológicos, financeiros e sociais, motivam pessoas a tomar o caminho da criminalidade cibernética, utilizando habilidades e conhecimentos em prejuízo de terceiros (Arpad, 2013).
Foram consideradas alcançadas na macrocategoria dos homicídios por impulso e por motivos fúteis as seguintes categorias de motivos informadas pelos gestores do MP ou da Polícia Civil, com base em dados estatísticos das respectivas bases de dados (algumas categorias refletem a mesma motivação, com descrições diferentes ...
O envolvimento de crianças e adolescentes com a criminalidade decorre de causas multifatoriais que envolvem desde a dificuldade de acesso a políticas sociais até conflitos familiares. RESUMO: O fenômeno da violência e da criminalidade é algo presente desde as mais antigas civilizações.
Brasil vai na contramão mundial ao debater redução da idade penal
De acordo com os especialistas, mais perigoso é o incentivo ao consumo desenfreado, que se tenta igualar à própria felicidade. "Do ponto de vista da violência, isso é bastante nocivo: adolescentes que se revoltam por não terem o que querem podem optar pela criminalidade para conseguir seus objetivos", diz Vanessa.
No mundo do crime, não há lugar para o empreendedor individual. Como tudo está mapeado, ele vai atrapalhar os "negócios dos outros", então o indivíduo logo será forçado a optar entre sair do crime ou entrar para uma facção. Existem dois momentos para se ingressar na organização criminosa, na rua ou na cadeia.
Narcotráfico está em primeiro lugar na lista mas tráfico de pessoas e de vida selvagem também estão entre mais lucrativos. De acordo com dados do Escritório da ONU contra Drogas e Crimes o comércio ilegal do crime organizado registra ganhos anuais de mais de US$ 2 trilhões.
Top 10 crimes mais rentáveis do mundo
O grupo funciona como uma agência reguladora do mercado criminal paulista e também oferece auxílio aos seus filiados e familiares. O controle e a autoridade das lideranças decorrem principalmente do fato de que eles dominam a absoluta maioria dos presídios paulistas.
Estatuto do PCC é uma das regras do Primeiro Comando da Capital (PCC) que deve-se ser seguida pelos integrantes da organização.
As regras impostas pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) visam tornar o mercado do crime mais lucrativo e previsível, e menos violento. E isso funciona, haja vista que a facção domina o crime em São Paulo, espalha-se pelo Brasil e na América Latina --30 mil membros no país, sendo 11 mil no estado.
Estatuto do PCC
Os principais chefes do PCC, liderados por Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, e Júlio Cesar Guedes de Moraes, o Carambola, considerado o número dois da organização, foram transferidos para o presídio federal de Brasília, onde ficarão pelo menos durante os próximos três anos à ferro e fogo.
22 “Irmãos” são os presos filiados (“batizados”) no PCC; “primos” são presos que, apesar de não perten (...)
O "disciplina", na hierarquia do PCC, é a pessoa responsável por comandar uma determinada área da cidade. Os policiais, então, foram até a casa de cada um.
SINTONIA. A estrutura é dividida por 'sintonias' -- como são conhecidos os departamentos da facção. A 'Sintonia Final' é a principal e concentra a alta patente do PCC -- tem membros de diferentes estados, com o objetivo de analisar 'tratativas da organização em âmbito nacional'.
CHEFIA-GERAL – é a mais alta graduação de hierarquia no PCC, composta por alguns dos fundadores da facção. GERAL DOS ESTADOS (OU SINTONIA GERAL DOS ESTADOS – formado por cinco pessoas (há um que é superior aos outros). Tem por objetivo a comunicação com os “GERAIS” (tanto dos presídios quanto os da rua).
PCC decide permitir que integrantes deixem facção "Pela primeira vez desde que surgiu nas prisões paulistas, no início da década de 1990, a organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) permite que seus integrantes deixem a facção sem sofrer retaliações.
1. Ato de Talarico: Quando o envolvido tenta induzir a companheira de outro e não é correspondido, usa de meios como, mensagens, ligações, ou gestos. Punição: exclusão sem retorno, fica a cobrança a critério do prejudicado e é analisado pela Sintonia.
Em uma das paredes é possível ver escrito a sigla "PCC" e o código "1533", que na gíria do crime, diz respeito às letras do alfabeto, sendo 15 a letra 'P' e 3 a letra 'C', fazendo referência à organização criminosa. ...
Escrito configura apologia ao crime Isso porque, ela trazia as siglas de uma famosa facção criminosa, o PCC (Primeiro Comando da Capital), além dos números 1533 (P é a 15ª letra do alfabeto e o C é a 3ª). A curiosidade surgiu de um internauta que enviou a foto para o WhatsApp do ACidadeON.