O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul. O chimarrão é uma herança dos índios guaranis que habitavam o território do que são hoje a República do Paraguai e o estado do Paraná, e difundida pelos padres jesuítas, no tempo das Reduções. ...
A erva-mate tem na sua composição cafeína, saponinas, polifenois, xantinas, teofilina, teobromina, ácido fólico, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E.
Um dos principais malefícios do chimarrão é que a temperatura da água pode causar danos, como lesões na parte interna da boca e da garganta, o que pode favorecer a formação de tumores e câncer no esôfago.
Só que ao contrário de outros alimentos que jamais devem ser consumidos vencidos, uma cuia de chimarrão preparada com a erva mate que venceu há dois dias, por exemplo, não apresenta nenhum risco para a saúde. ...
até 90 dias
A erva-mate é um produto 100% natural, e portanto perecível. Estar fresca (recém produzida) é um importante fator para a qualidade da erva-mate. O contato com o oxigênio, assim como a exposição à luz, aceleram a velocidade de deterioração do produto.
A erva mate pode ser guardada no freezer, pois o produto gosta do frio ou ainda na caixa da geladeira, sempre muito bem fechado. Não se preocupe, pois, a erva não congela, portanto, não estraga. ... Importante: após a abertura do pacote, esse deve ser guardado na geladeira ou no freezer, especialmente nos tempos de calor.
“Quem tem problema de insônia ou ansiedade, se tomar muito tereré após as 19h pode ter os problemas agravados”, disse, não recomendando o consumo da bebida à noite. O tereré também pode agravar casos de gastrite, devendo ser consumido com moderação para alguns grupos de pessoas com problemas de saúde.
solução: GUARDAR SUAS CUIAS NA GELADEIRA. Ou seja, tome seu mate, ao acabar a mateada, limpe no ato a cuia, pois se deixar um mate servido de um dia para o outro os fungos e seus malditos esporos podem voltar... lave–a, seque-a e a guarde na geladeira.