O ideal é dormir de lado ou de peito para cima. No caso da lombar, varia muito. Tem pacientes que sentem melhora com o tronco inclinado para frente, neste caso o ideal é a rede. Quem sente dores ao inclinar para a frente ou sentado, o ideal é dormir na cama.
Já quem dorme de lado deve utilizar um travesseiro da altura do ombro. Em decúbito dorsal, o travesseiro deve ser bem baixo, com exceção daqueles que possuem hipercifose (giba), ou seja, aumento pronunciado da concavidade da curva torácica, que necessitam travesseiros mais elevados.
Natação, hidroginástica ou remo: são bons exercícios para cifose já que ajudam a fortalecer os músculos das costas e melhora o condicionamento físico, ajudando a colocar os ombros para trás.
Para tratar a cifose leve pode ser necessário manter a boa postura no dia-a-dia e fazer exercícios que fortalecem as costas e o abdômen, mas nos casos mais graves, quando há hipercifose moderada ou grave são recomendadas sessões de fisioterapia ou cirurgia para corrigir a coluna.
Confira abaixo três sinais de fratura na coluna:
Para driblar o impasse, a dica é levantar algumas vezes durante o expediente, caminhar um pouco e fazer exercícios de alongamento para a coluna. Se a desculpa é a falta de tempo, uma posição da yoga que pode ser feita em poucos minutos promete ajudar.
Comum na lombar, escorregamento de vértebra exige reforço muscular
Torcer as costas Sentar no chão, apoiar uma mão próximo do bumbum e inclinar o tronco para trás. Para ajudar a manter essa posição pode-se dobrar uma das pernas e usá-la como apoio para o braço, como mostra a imagem. Depois repita para o outro lado.
Em resumo, estalar as próprias costas não causará nenhum problema de saúde se você fizer isso com segurança. Evite apenas estalar essa articulação com muita frequência, forçá-la e colocar muita pressão na hora do estalo.
10 formas simples de aliviar a dor nas costas
O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?
Remédios caseiros para dores nas costas
Respire fundo e estique os pés e os dedos dos pés por alguns segundos (3-4 segundos), depois expire lentamente e liberte a tensão. Respire fundo e aperte os músculos das pernas, segure a tensão por alguns segundos e depois relaxe novamente enquanto expira.