945 metros acima do nível do mar
Ele foi um soldado romano martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus. Dia 20 de janeiro foi feriado de São Sebastião, um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus. Sua história é conhecida somente pelas atas romanas de sua condenação e martírio.
Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia).
Roma, Itália
Narbona, França
São Sebastião (França, 256 – 286) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).
São Sebastião, o protetor de Ribeirão Preto, cuja data é celebrada nesta quarta-feira (20), é o santo protetor contra a fome, as guerras e as epidemias. O mártir cristão teria nascido na França, em 256 d.C., mas crescido na Itália.
Apesar de ser sempre apresentado amarrado a uma árvore, com três flechas no corpo, não foi assim que São Sebastião morreu. Na verdade, sua história é um pouco maior. Chefe da guarda do imperador Deocleciano, ele se aproveitava desta posição para pregar e angariar adeptos para o cristianismo.
Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos. E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males. Assim seja."
São Sebastião Mártir
(França, 256 — 286), foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283, com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. ...
São Sebastião é o padroeiro do Rio de Janeiro, pois os portugueses exploraram as águas da Baía de Guanabara neste dia. Assim, a cidade foi batizada como São Sebastião do Rio de Janeiro.
São Cristóvão de Magalhães
256 d.C.
dia 20 de janeiro
Dia de São Tomás de Aquino
21 de Janeiro
Hoje é dia de Santa Corona, padroeira contra epidemias; conheça sua história. O mundo é cheio de coincidências estranhas; quem diria que durante uma pandemia, a Igreja Católica teria uma data comemorativa para a Santa Corona, a padroeira contra epidemias?
Santa Agnes
Santa Maria Madalena - Padroeira dos Cabeleireiros.
Martinho de Porres
- 28 de janeiro: Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, Dia do Comércio Exterior e Dia do Portuário. - 29 de janeiro: Dia Internacional do Hanseniano. - 30 de janeiro: Dia Nacional da História em Quadrinhos, Dia da Saudade, Dia do Padrinho, Dia do Portuário e Dia da Não Violência.
1916 — Primeira Guerra Mundial: Paris é bombardeada pela primeira vez por zepelins alemães. 1943 — Primeiro dia da Batalha da Ilha Rennell, o cruzador norte-americano USS Chicago (CA-29) é torpedeado e seriamente danificado por bombardeiros japoneses.