Para garantir maior segurança ao utilizar uma escada de mão, a medida do ângulo de inclinação entre o solo e o pé da escada deve estar entre 70,5º e 75,5º.
As escadas extensíveis devem ser transportadas por 2 homens, utilizando o mesmo lado do ombro e com o segmento móvel da escada para fora, devendo permanecer amarradas e sinalizadas com bandeirolas. Ao transportar as escadas no veículo, elas devem ser amarradas e sinalizadas com bandeirolas.
Procure apenas passar o cabo nesses postes, deixando os equipamentos para os demais postes. Exija o uso de EPIs. Guarde os comprovantes de compra de EPIs e documente a entrega. Use ferramentas adequadas para cada atividade.
5 Exigências da Norma Regulamentadora nº 35 – NR 35
Medidas de Segurança Quando Utilizar a Escada – Fique sempre de frente para a escada quando estiver subindo. – Mantenha 3 pontos de contacto. – Use um cinto para ferramentas ou um guincho para erguer as ferrarnentas. – Não tente alcançar longe demais!
Para entender melhor a importância dos EPIs para eletricista, confira alguns dos principais riscos da profissão.
Entre os mais utilizados durante os trabalhos em instalações elétricas estão:
Zona livre é a zona que vai além da zona de risco e zona controlada, cujos riscos de acontecer um acidente de trabalho relacionado à eletricidade são praticamente nulos, apesar de ainda existir riscos de eletrização por indução (arco elétrico) de ferramentas ou instrumentos de trabalho.
Podemos dizer que a zona de trabalho é a área de extensão das mãos do trabalhador, sem precisar executar movimentos no corpo, e é de muita importância demarcar essa zona de trabalho. Dentro da chamada zona de trabalho, existem três divisões que classificam cada uma das partes da área de movimentação do trabalhador.
Trabalho em Proximidade: trabalho durante o qual o trabalhador pode entrar na zona controlada, ainda que seja com uma parte do seu corpo ou com extensões condu- toras, representadas por materiais, ferramentas ou equipamentos que manipule.
A NR 10, na busca de prevenir acidentes com eletricidade, orienta os empregadores e empregados a tomarem uma série de medidas para minimizarem os efeitos elétricos nestas zonas controladas, tais como: exigência de treinamentos e procedimentos específicos, proibição de uso de adorno, e cuidados com a organização do ...