EQST

Quais So As Principais Ideias Dos Filsofos?

Quais são as principais ideias dos filósofos?

A verdade é relativa: relativismo cultural, epistêmico. Subjetivismo exacerbado. A desconstrução: questionamento radical de ideias e teorias tradicionais. Teorias do reconhecimento.

Qual a importância da obra A República de Platão?

Resposta: a sua obra “A República” está localizada, uma vez que conta com uma série de diálogos socráticos. Essa obra ganhou grande importância para a comunidade filosófica e científica, uma vez que Sócrates não deixou nenhuma obra ou trabalho por escrito para que fosse estudado a fundo.

Qual foi a obra mais famosa de Platão?

Obras de Platão

  • República (sobre a justiça e o Estado Ideal)
  • Protágoras (sobre o ensinamento da virtude)
  • Banquete (sobre o amor)
  • Apologia de Sócrates (autodefesa de seu mestre diante dos juízes)
  • Fédon (sobre a imortalidade da alma e sobre a doutrina das ideias)
  • As Leis (uma nova concepção do Estado)

Qual foi a contribuição de Platão para a filosofia?

Escreveu diversos diálogos filosóficos e fundou a Academia em Atenas, ou seja, é considerado o precursor do ensino superior no mundo ocidental. ... Racionalista, realista, dualista e idealista, Platão é o pai das formas dialéticas da filosofia, ou seja, seus escritos foram fundamentais na história da humanidade.

Qual foi a contribuição de Platão para a educação?

A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.

Qual foi a contribuição de Aristóteles para a filosofia?

A principal contribuição de Aristóteles para para a filosofia foi o desenvolvimento do conhecimento humano. Tudo isso ocorreu por meio da inserção da razão no meio da sociedade, o que fez com que as coisas fossem provadas de maneira lógica e racional.

Por que o pensamento de Platão é importante até hoje para o mundo?

Platão contribuiu de forma significativa para o pensamento humano ao elaborar obras em que discutiu temas de importância por meio de diálogos, o que, por si só já é um importante legado pois celebra a necessidade da troca, da interação, da comunicação e do embate inteligente de ideias.

Qual o mito mais importante de Platão e o que ele nos ensina?

O Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna, foi narrado no livro VII da obra mais importante de Platão, “A República”. Nele narra-se o diálogo de Sócrates com seu amigo Glauco a respeito de uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em que é descrito a situação geral em que se encontra a humanidade.

Como era a sociedade ideal para Platão?

Como há três partes na alma, deve haver três classes numa sociedade, também equilibradas e em harmonia: Os dirigentes (ou guardiães), que correspondem ao elemento racional; a eles cabe governar. ... Logo, a sociedade ideal de Platão é uma aristocracia, ou o governo por uma classe particular.

Qual a principal teoria das ideias de Platão?

A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas é um conjunto de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria declara que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais.

Quais as questões principais do pensamento de Platão e como elas servem para tua área de conhecimento?

Platão foi um dos mais importantes pensadores do período antropológico da filosofia grega. Ele fundou um pensamento metafísico próprio, relegando à questão do “ser” e das “essências” o princípio e a chave para se ter qualquer tipo de conhecimento acerca do mundo.

Quais os estágios do conhecimento Segundo Platão?

Para ele, existem 3 fases: A ignorância, a opinião e o conhecimento. ... Nas ideias dele, somente o homem com conhecimento pode governar bem.

Como Parmênides conceitua o conhecimento oriundo dos sentidos e para ele qual a importância do mundo inteligível?

A resposta de Parmênides foi que o não ser, que permitia o erro e a mentira, era apenas uma ilusão causada pela opinião e pelos sentidos. Para Parmênides, era dotado de existência somente aquilo que existe infinitamente e de maneira imóvel, ou seja, somente por meio das essências.

Como podemos entender a relação entre o pensamento de Platão e o de Sócrates?

A relação entre os dois é que primeiro ambos foram filósofos da antiguidade grega super importantes para a criação de ideologias que são utilizadas até os dias atuais. Outro fator é que Sócrates foi tutor de Platão, ou seja, isso quer dizer que o último foi discípulo do primeiro.

Qual a relação que existe entre Platão Sócrates e Aristóteles?

Verificado por especialistas. Sócrates, Platão e Aristóteles tem em comum o uso de premissas para construção de suas lógicas filosóficas. Para isso, faz-se o uso da razão para defender as teses e argumentos apresentados, o que contribui com a propagação da filosofia.

O que é o mundo inteligível para Platão?

– O mundo das formas ou ideias (inteligível): Platão diz que a alma traz consigo desde o seu nascimento um conhecimento prévio, a priori, que lhe permite a identificação do objeto – o chamado conhecimento inato. Tais conhecimentos são as ideias ou formas, que residem no mundo inteligível, fora do tempo e do espaço.

Qual era o pensamento de Sócrates Platão e Aristóteles?

socrates, nasceu em Atenas, fundou a filosofia, um dos seus primeiro estudos foi sobre a natureza da alma humana, considerado um dos mais e inteligentes, através das palavras tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano; platão, foi um filosofo e matemático da época do período clássico da ...

Que visão de ser humano foi defendida por Sócrates Platão e Aristóteles?

- Levava o indivíduo a negar aquilo que afirmava. O método socrático consistia em ironia e maiêutica. A ironia visa eliminar a doxa (opinião), assim ficava perguntando para que as pessoas se contradissessem, com a finalidade de que as reconhecessem que não tinha conhecimento sobre o assunto tratado.

Qual era a linha de pensamento de Sócrates?

O pensamento do filósofo grego Sócrates (469-399 a.C.) marca uma reviravolta na história humana. ... A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho.

Como a linguagem é vista por Aristóteles Platão e Sócrates?

Para Platão, esta verdade, através de Sócrates, não tem um objetivo meramente gramatical ou lingüístico. A tese de Platão visa à articulação entre a linguagem e o conhecimento: a linguagem é modalidade de formação ou articulação do próprio conhecimento.