Lâmpadas fluorescente e de LED consomem menos energia. Trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED vai fazer você economizar energia. As lâmpadas incandescentes são as mais antigas no mercado, e inclusive alguns tipos já saíram de circulação.
Quando os elétrons voltam para seus níveis de energia originais, eles emitem fótons de luz que acertam o fósforo que reveste o tubo, criando assim a luz visível. Por produzir menos calor, as lâmpadas fluorescentes chegam a ser até quatro vezes mais eficientes - e econômicas - do que as incandescentes.
As lâmpadas incandescentes consomem mais energia que as lâmpadas fluorescentes. Isso ocorre pelo fato de que ao invés dessas lâmpadas iluminarem, elas transformam quase toda essa energia oferecida em calor, ocasionando assim um baixo aproveitamento de energia em luz.
"As lâmpadas halógenas são de 20% a 60 % mais eficientes que as incandescentes, com uma vida útil por volta de 5.
600 lm = lâmpada LED de 6 W = incandescente de 40 W = fluorescente de 12 W; 1010 lm = lâmpada LED de 10 W = incandescente de 68 W = fluorescente de 20 W; 1311 lm = lâmpada LED de 12 W = incandescente de 87 W = fluorescente de 26 W.