Em diversos espaços, os jogos e brincadeiras possibilitam às crianças a construção do seu próprio conhecimento, pois oferecem condições de vivenciar situações-problemas, a partir do desenvolvimento de jogos planejados e livres que permitam à criança uma vivência no tocante às experiências com a lógica e o raciocínio e ...
O jogo é uma ferramenta que contribui na formação corporal, afetivo e cognitivo, por ter uma característica lúdica se torna mais atrativa e eficiente em seu desenvolvimento, preparando sua inteligência e caráter, tendo conhecimento de quantidade e de espaço.
Finalmente, devemos destacar o papel fundamental que o Jogo Tradicional tem como instrumento para o desenvolvimento das capacidades físicas, motoras, sociais, afetivas, cognitivas e linguísticas nas crianças. Para ilustrar esta afirmação, devemos tomar como exemplo, o jogo de bolinha de gude.
De acordo com especialistas, há diferentes jogos virtuais que melhoram a atenção e a memória, exercitando adequadamente áreas específicas do cérebro. De modo geral, os videogames podem melhorar as funções cognitivas, memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial.
Sendo assim, concluímos que os jogos são benéficos e já vem sendo utilizados no tratamento de algumas doenças e na recuperação de pacientes como mobilidades reduzidas, assim como servem para nos distrair, o hábito de jogar é positivo pois nos proporciona maior criatividade, concentração, memorização, disciplina, ...
O jogo cooperativo busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo e aplicá-las em um grupo em prol de um objetivo comum. Gera motivação, alegria, participação, respeito às diferenças, união, criatividade, atitudes de empatia, solidariedade, comunicação etc.
Resposta. Os benefícios são: Além de melhorar a Coordenação Motora, é um bom exercício para o corpo e a mente, melhora o raciocínio e a visão. Entretanto, pode trazer complicações, que são os malefícios,como o sedentarismo, lesões e escapismo social.
Resposta. Jogos eletrônicos já foram acusados de causar problemas como obesidade, déficit de atenção, timidez e agressividade excessivas. Outros estudos, porém, alardearam seus benefícios no desenvolvimento de noção espacial, habilidades visuais e motoras e no combate ao declínio mental que surge com a idade.
Os Jogos eletrônicos, em junto com Jogos e Brincadeiras, pode criar oportunidades para o desenvolvimento físico, cognitivo e lazer. Os Jogos Eletrônicos podem, ainda, constituir alternativas do aluno refletir sobre sua condição social criando uma consciência corporal crítica.
Os jogos eletrônicos assim como os jogos „tradicionais‟, possuem os mesmos objetivos, que é favorecer ao jogador divertimento, lazer, brincadeira para gastar energia, um momento para “fugir” da realidade e do cotidiano. Mas, além disso, os jogos favorecem o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral.
ressignificação e adotar um olhar crítico sobre seus conteúdos, sobre o comportamento de quem os joga, suas relações pessoais durante a brincadeira e as consequências do consumo exagerado.
Abordar jogos eletrônicos em sala de aula ajuda a aprimorar nos estudantes noções de cooperação e trabalho em equipe, raciocínio lógico, estratégia e também estimula a coordenação motora fina.
Os jogos eletrônicos desenvolvem a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Podem auxiliar a criança em suas habilidades sociais, tais como: respeito, solidariedade, cooperação, obediência, responsabilidade e iniciativa (RIZZI, 1994).
Será que jogos eletrônicos estão interferindo na sua prática da atividade física? Resposta:sim
Resposta. Jogos Eletrônicos simulam exercícios físicos, mas não devem substituir a prática real. ... Mas a equipe de professores de educação física do Programa de Melhoria da Qualidade de Vida, o Geração Saúde, é unânime em afirmar que os esportes virtuais não são considerados exercícios físicos, e sim atividades.
Quais regras e exigências o jogo eletrônico aborda? Resposta: movimentos obrigatórios, tempo de execução, pontuação da parte artística, rítmica e gestos técnicos.
O objetivo geral é avaliar quais as vantagens dos jogos eletrônicos em relação à aprendizagem escolar e à formação da personalidade, ao desenvolvimento intelectual e ao processo educativo. ... Os jogos propiciam o desenvolvimento de habilidades como: atenção, memória, concentração, agilidade, criatividade, dentre outras.