EQST

Como Controlar Mofo Branco?

Como controlar mofo branco?

Medidas de manejo do mofo-branco

  1. Rotação de culturas com espécies não hospedeiras do fungo;
  2. População de plantas adequada, lembrando que espaçamentos pequenos são mais favoráveis ao mofo-branco;
  3. Tratamento de sementes;
  4. Cultivo sobre a palhada de gramíneas;
  5. Eliminar plantas invasoras que são hospedeiras do fungo;

O que é antracnose na soja?

A antracnose é uma doença causada por fungos do gênero Colletotrichum, que causa danos não só as folhas, mas em diferentes partes de várias espécies de plantas. Ela ainda causa danos expressivos e irreversíveis a diversas culturas, como a soja a, feijão, milho e sorgo.

Como identificar doenças na soja?

meibomiae); Mancha alvo e podridão radicular de Corynespora (Corynespora cassiicola); Mancha foliar de Ascochyta (Ascochyta sojae); Mancha foliar de Myrothecium (Myrothecium roridum); Mancha olho-de-rã (Cercospora sojina); Mancha parda (Septoria glycines); Mela ou requeima (Rhizoctonia solani AG1); Míldio (Peronospora ...

Qual a doença mais importante na cultura da soja no Brasil?

Entre as doenças fúngicas mais comuns, em dimensão nacional, na soja destacam-se a ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), a mancha-parda (Septoria glycines), crestamento foliar de cercospora (Cercospora kikuchii) e o oídio (Microsphaera difusa).

Quantas aplicações de fungicidas na soja?

Se investe bastante atualmente em fungicidas e esses precisam ser bem utilizados para que os retornos em produtividade aconteçam. Atualmente são feitas em média, na maior parte das regiões do Brasil, quatro aplicações de fungicidas na cultura da soja,podendo variar de três e cinco aplicações conforme à região.

Quando fazer a última aplicação de fungicida na soja?

O intervalo da segunda para a terceira aplicação de fungicidas na cultura da soja é um momento bastante crucial do programa fungicida. Historicamente, esse momento coincide com o período de aumento significativo da pressão de doenças no campo, especialmente a ferrugem.

Quais são as doenças de final de ciclo da soja?

Soja: Conheça três doenças de final de ciclo

  • Ferrugem asiática: é a doença que mais têm preocupado os produtores de soja. Seu principal dano é a desfolha precoce, que impede a formação completa dos grãos. ...
  • Antracnose: geralmente acontece no início da formação das vagens. ...
  • Mancha alvo: folhas apresentam manchas circulares e levam a maturação prematura da soja.

Quais os fungicidas?

Os principais fungicidas sistêmicos são os benzimidazóis, carboxamidas, triazois, imidazóis, morfolinas e algumas estrobilurinas. Porém, existem diferentes graus de mobilidade/sistemicidade dentro dos fungicidas sistêmicos, como ilustram as imagens abaixo para triazóis e estrobilurinas.

O que é um fungicida Mesostêmico?

Modo de ação: Os fungicidas mesostêmicos do grupo das estrobilurinas reagem com substâncias lipídicas da superfície da planta apresentando, por isso, um prolongado efeito protetor ao serem lentamente liberadas.

O que é um fungicida?

Significado de Fungicida adjetivo, substantivo masculino Diz-se de uma substância química usada para destruir organismos chamados fungos, nocivos aos seres humanos e aos vegetais.

Como aplicar kasumin?

Modo aplicação: Pulverizar preventivamente, quando as condições climáticas forem favoráveis à doença, ou no aparecimento dos primeiros sintomas. Reaplicar, se necessário, com intervalo de 30 dias, realizando no máximo 4 aplicações durante o ciclo da cultura.