O entendimento e o conhecimento da história local tem o poder de proporcionar ao educando reconhecer-se como agente participativo e transformador da sua História Local e nacional e consequentemente gera o interesse e a valorização da mesma facilitando a aprendizagem.
As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.
População e comunidade são importantes conceitos da Ecologia que se referem, respectivamente, ao conjunto de indivíduos da mesma espécie e a um conjunto de populações. Em Ecologia, estudamos as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
Denominamos de comunidade o conjunto de populações que existem em uma determinada área previamente delimitada e em um determinado período. Uma comunidade engloba todos os organismos vivos de uma região, podendo ser considerada a parte viva de um ecossistema.
O que determina a distribuição de uma espécie é o gradiente do recurso, ou fatores químicos, físicos e biológicos.
Um ecossistema. Pois nessas populações há fatores bióticos e abióticos, sendo assim, significa que é um ecossistema.