O SINAN serve para notificar casos de aids, hepatites virais e algumas doenças sexualmente transmissíveis, além de controlar o registro e o processamento desses dados em todo o território nacional, fornecendo informações para análise do perfil da morbidade e contribuindo, dessa forma, para a tomada de decisões em nível ...
A Ficha Individual de Notificação (FIN) é preenchida pelas unidades assistenciais para cada paciente quando da suspeita da ocorrência de problema de saúde de notificação compulsória ou de interesse nacional, estadual ou municipal.
Concluímos, portanto, que todos os profissionais de enfermagem devem realizar o preenchimento das notificações compulsórias sejam elas de doenças, agravos, acidentes de trabalho grave e fatal, violência e demais acidentes e quando realizadas por Auxiliares e Técnicos, estes devem comunicar imediatamente o Enfermeiro ...
A partir de 1998, o uso do Sinan foi regulamentado, tornando obrigatória a alimentação regular da base de dados nacional pelos municípios, estados e Distrito Federal, bem como designando a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do Cenepi, como gestora nacional do Sistema.
Acesso ao Sinan online O endereço do sistema é: www.saude.gov.br/sinan Quem pode acessar o Sinan online? Somente profissionais que foram cadastrados pelo Interlocutor do Sinan no CSPUW terão acesso ao Sinan online.
Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica . Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007.
O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de Setembro de 2017, anexo V - Capítulo I), mas é facultado a ...
A coqueluche é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional. A notificação deve ser registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), por meio do preenchimento da ficha de investigação da coqueluche.
Os Sistemas de Informação da Saúde (SIS) são compostos por uma estrutura capaz de garantir a obtenção e a transformação de dados em informação, em que há profissionais envolvidos em processos de seleção, coleta, classificação, armazenamento, análise, divulgação e recuperação de dados.
A base de dados é um conjunto de arquivos organizados para criar algum sentido e facilitar buscas e pesquisas, como uma lista telefônica. Com o avanço da tecnologia, em meados do século XX, estas informações passaram a ser armazenadas em softwares.
Graças a ela, consultas ou mesmo tratamentos hospitalares podem ser feitos com a ajuda do computador ou dispositivos móveis, no conforto da casa mesmo. O usuário do complexo Sistema Único de Saúde (SUS) já pode ter todos os dados do seu cartão de saúde disponíveis em um aplicativo de celular.
É a tecnologia utilizada para gerenciar os mais diversos tipos de informação. No caso da tecnologia na enfermagem traz benefícios no sentido de melhorar a qualidade e aumentar a disponibilidade de informações adequadas no momento certo para os profissionais.
organização das tarefas administrativas (recepção, financeiro, recursos humanos etc.); gestão de pessoas, facilitando a divisão de tarefas e o controle de produtividade dos colaboradores; controle de estoques, evitando desperdícios ou falta de materiais; padronização dos procedimentos.
A Tecnologia da Informação, por sua vez, gera novos mercados de atuação para as empresas, os Sistemas de Informações Gerenciais transformam dados em informações que auxiliam no processo decisório da organização. ... Já alertava Beal (2009) que a informação é um patrimônio, ela agrega valor à organização.
A importância da informação e o processo de globalização são fatores responsáveis pelo crescimento constante do mercado de tecnologia da informação e do uso da Internet, que tem se tornado a principal infra-estrutura de no apoio às operações de muitas organizações.
A Tecnologia da Informação, junto às suas funções de extração e armazenamento, é um instrumento importante de apoio a disseminação do conhecimento. Entretanto, a TI é apenas um suporte para a Gestão do Conhecimento, que por sua vez, deve ocupar-se também de outros fatores ligados a características humanas.
Quais são as principais ferramentas de TI para empresas?
As ferramentas de TI são softwares que podem se aplicar em ocasiões específicas com o intuito de melhorar o gerenciamento de recursos, pessoas e também para o desenvolvimento de um negócio, auxiliando no trabalho de governança, para que os gestores de TI tenham mais tranquilidade devido às ferramentas, deixando que a ...
Continue a leitura e confira uma lista com 7 ferramentas tecnológicas que podem ser muito úteis para o seu trabalho!
A escolha dessas ferramentas deve ser baseada em um mapeamento detalhado dos ativos e avaliação das necessidades do setor de TI....Continue lendo!