Aumenta o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo. Fortalece os músculos, ajudando a manter a mobilidade à medida que os anos vão passando. Pelo menos 30 minutos de exercício aeróbico três vezes por semana ajuda a reduzir o declínio cognitivo. Reduz a tensão, a ansiedade e promove o relaxamento.
Aeróbico Se o exercício se prolonga, a gordura da célula entra na mitocôndria e também se transforma na enzima acetil-coA. Com a presença de oxigênio (02), a enzima proveniente tanto da glicose quanto da gordura sofre uma série de reações químicas e produz várias moléculas de ATP.
O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esporte, seja em treinamento, na competição ou no lazer. Ele visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões.
Reduz lesões Como dito nos exercícios gerais e específicos, o aquecimento vai auxiliar na queda de lesões, pois o corpo vai estar ativo e avisado que ele está em uma nova prática. Além disso, aquecer vai ajudar na consciência corporal, o que também evita má execução das atividades ao longo do treino.
Devemos elevar a temperatura corporal, pois ao atingir a temperatura ideal, as reações fisiológicas importantes para o desempenho motor ocorrem nas proporções adequadas para uma determinada atividade....O AQUECIMENTO GERAL
As atividades classificadas como sendo de alto impacto são aquelas em que há saltos e o peso corporal se multiplica na aterrissagem. Entre elas estão a ginástica olímpica, basquete, vôlei, corrida. Já as de baixo impacto causam pouco estresse biomecânico ao corpo.
Pular corda, correr, jogar tênis ou squash são exercícios que exigem bastante preparo físico do praticante. Se realizados com cuidado, ajudam no aumento da massa óssea e trazem inúmeros benefícios ao organismo.