E, além disso, através do protocolo do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos – GCBV é necessário uma semana antes da cirurgia o paciente seguir uma dieta totalmente líquida para otimizar essa perda de peso, e em alguns casos diminuir a esteatose hepática ( gordura no fígado).
Os alimentos permitidos incluem os chás e sucos de frutas não cítricas, cereais como aveia ou creme de arroz, carnes brancas, gelatina sem açúcar, legumes como abóbora, aipo ou inhame e vegetais cozidos como abobrinha, berinjela ou chuchu.
Dieta Líquida Completa ou Cremosa Nesta etapa, começam a ser introduzidos leite, iogurtes e sopas batidas no liquidificador. Gelatinas também são permitidas. Esta dieta deve durar de cinco a dez dias, de acordo com recomendação médica ou nutricional.
O que não pode comer após a cirurgia Durante o pós-operatório imediato deve-se evitar os alimentos ricos em gordura, como snacks, embutidos, frituras, manteiga, molhos e alimentos industrializados ricos em açúcar, já que são pró-inflamatórios, dificultando o processo de cicatrização assim como a digestão.
Logo após a cirurgia, você não pode comer ou beber qualquer coisa. Ao poucos vai ser permitido beber pequenas quantidades de água. Depois você pode tomar líquidos claros, e em seguida, alimentos macios até que você seja capaz de ter uma dieta regular. Você vai ficar no hospital de 1 a 3 dias após a operação.
Posso comer pizza? Não é a alimentação mais adequada para um pós-operatório. Trata-se de um alimento gorduroso, condimentado e pró-inflamatório. Prefira alimentos leves e ricos em fibras, será mais fácil e rápida sua recuperação.
Gostaria de saber se posso comer salsicha e embutidos em geral ? Pelo tempo da cirurgia não há problemas, porém sempre ponderar o consumo regular de embutidos, enlatados e gordurosos afim de evitar problemas a longo prazo!