Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose.
PRINCIPAL - ASCON - Associação dos Servidores do CNPq.
As esponjas ou espongiários classificam-se como asconoides, siconoides e leuconoides devido a sua complexidade. As asconoides, mais simples, assemelham-se a cilindros ocos com uma abertura denominada ósculo em sua parte superior.
Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.
Os poríferos como as esponjas do mar, são animais aquáticos. A principal característica é a presença de poros por todo o corpo. São animais invertebrados aquáticos que vivem fixos em rochas ou em corais. ... Não apresentam órgãos e são animais sésseis, ou seja, não possuem locomoção própria.
Resposta: Os poríferos não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, não apresentam órgãos, sendo considerados os animais mais simples do reino Animalia. São animais filtradores, sésseis quando adultos e podem apresentar estágios larvais móveis.
Os poríferos, diferentemente dos outros animais, são seres vivos sésseis. Em outras palavras, realizam todas as suas atividades sem a necessidade de se locomover.
a) Animais são seres eucariontes, heterótroficos, multicelulares e desprovidos de parede celular. Os poríferos apresentam todas essas características, logo são classificados como animais. ... Devido a essa propriedade, alguns poríferos eram empregadas como esponjas de banho.
O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa, engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos, como os seres humanos. Os animais são organismos multicelulares, eucariontes e que apresentam nutrição heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento.
Os animais são seres eucariotos, multicelulares e heterotróficos. Como exemplos de animais, podemos citar o ser humano, águas-vivas, esponjas e minhocas. ... Como exemplo de animais encontrados atualmente no planeta, podemos citar as esponjas, borboletas, cachorros, gatos, águas-vivas e os seres humanos.
Os animais domésticos são aqueles que estão acostumados a viver com o ser humano. Esses animais agem assim como resultado de uma série de processos para domesticá-los. Alguns autores definem a domesticação como a adaptação do comportamento de uma espécie de modo a ajustá-la às necessidades do ser humano.
Animais silvestres e domésticos: Saiba a diferença