Da guia, deve-se estacionar a uma distância inferior a 50 cm. Sob pena de multa, por infração leve (entre 50 cm e 1 m) ou grave (acima de 1 m) e, em ambos os casos, com remoção do veículo, conforme o artigo 181, incisos II e III, do CTB - Código de Trânsito Brasileiro.
-Estacionar afastado da guia da calçada (meio-fio), de 50 centímetros a 1 metro.
Para alinhar o carro, apenas puxe o volante o suficiente para que a frente do carro se alinhe com o meio fio; nesse momento é FUNDAMENTAL olhar o espelho retrovisor do lado do carona para verificar se a traseira do carro ainda está muito para fora ou se ela está alinhada perpendicularmente com o meio fio.
Em manobras de alinhamento paralelo ao meio-fio (direito ou esquerdo), o carro deve ficar numa distância de 15 a 30 centímetros da borda da calçada. Use como ponto de referência o pontinho (pequeno parafuso) do limpador de pára-brisa.
O problema desse critério nos parece residir na largura, pois num carro estreito de 1,50m de largura, a largura da baliza deve ser de 0,60m, que por si só já é uma infração de trânsito por estacionar a mais que 0,50m do meio-fio.
Se você está procurando uma vaga para fazer a sua manobra (baliza), coloque segunda marcha e vá bem devagar, aproximadamente 20 km/h. Assim que avistar a vaga, você deve reduzir para primeira marcha e ir o mais devagar que puder, no máximo 10 km/h, e analisar visualmente se o seu carro cabe no espaço disponível.
A contagem do tempo começa quando a frente do carro alcança o primeiro balizador. Dentro desse tempo, cada candidato pode fazer até três tentativas de baliza, ou seja, ele pode realizar até três deslocamentos em marcha ré. Cada vez que ele engatar a ré, o examinador irá contar uma tentativa.
Coloque o pé no freio ao mesmo tempo em que pisa na embreagem até o final. Puxe o freio de mão e ponha o carro em ponto morto e depois de feito isso tire o pé da embreagem. Depois pise novamente na embreagem e engate a 1ª marcha e depois pise no acelerador.
Tire o pé do freio e veja que o carro não se dirige para trás. ponha o pé no acelerador, não acelere, apenas PONHA O PÉ no acelerador e tire vá levantando o pé da embreagem muito devagar. Pronto, está feita a sua rampa!
Para fazer a rampa de garagem localizada na calçada, convém seguir as seguintes orientações estabelecidas em normas técnicas:
Modo de usar: