Para Estampar:
A Utep é autorizada pelo IBAMA a efetuar Destinação de Resíduos de Borracha, triturar, destinar e emitir o Certificado de Compromisso com o Meio Ambiente.
Antes de ser comercializado, esses resíduos de borracha passam por um processo industrial. Esse processo é dividido em etapas cuidadosamente realizadas. Primeiramente, é retirada toda a impureza que vem da própria coleta, como arame, nylon e outros. Na segunda etapa o resíduo é moído e triturado.
A gente recicla. É só depositar as Havaianas usadas nos nossos pontos de coleta, para elas se transformarem em algo novo. Nós tomamos essa frente, mas contamos com uma parceira ao nosso lado: a Trashin, empresa que coleta as Havaianas depositadas e as coloca no ciclo.
Funciona assim: deixe os sapatos que não usa mais – pode ser tênis, sandália, botas, chinelos, etc - em nossa loja da Oscar Freire, número 1105, em São Paulo. Recolhendo o que foi descartado realizamos a logística reversa.
Os pneus usados podem ser reutilizados após sua recauchutagem. Esta consiste na remoção por raspagem da banda de rodagem desgastada da carcaça e na colocação de uma nova banda. Após a vulcanização, o pneu "recauchutado" deverá ter a mesma durabilidade que o novo.
Exige, primeiramente, a separação da borracha vulcanizada de outros componentes (como metais e tecidos, por exemplo). E então os pneus são cortados em lascas e purificados por um sistema de peneiras. Em seguida, as lascas são moídas e submetidas à digestão em vapor d'água e alguns produtos químicos.
Confira uma seleção de dicas de como colocar a reciclagem em prática na hora de organizar o material escolar
A primeira sugestão é retirar as folhas com conteúdos importantes e arquivá-las em uma pasta. Depois, você pode encapar o caderno com o papel de sua preferência, colocar adesivos, fazer colagens com ilustrações e recortes de jornais e revistas ou mesmo com desenhos feitos à mão.
Se sobrou folhas novinhas do caderno escolar, você pode fazer um novo sem precisar comprar outro no mercado. Este dá certo com aqueles cadernos com espiral, e dá para deixar um toque especial na capa com colagens e pequenos detalhes lindinhos.
“O ideal é que ele esteja limpo sem estar molhado e reto sem fazer nenhuma bolinha”.
Os principais papéis que podem ser reciclados são: jornais, revistas, folhas de caderno, envelopes, listas telefônicas, cartolinas, cartões, cartazes, aparas de papel, formulários de computador, sacos de papel, caixas de papelão (papel ondulado) e panfletos de propaganda. Estes materiais devem estar limpos e secos.
A seguir, seis passos para uma coleta eficiente.