Receptor muscarínico Encontramos os receptores muscarínicos em todas as células alvos do sistema nervoso parassimpático, assim como nas células alvos nos neurônios pós ganglionares simpáticos que são colinérgicos. Já os nicotínicos são encontrados nas sinapses entre os neurônios pré e pós ganglionares.
Um efeito muito importante é o efeito nos vasos sanguíneos. A adrenalina, ao se ligar a esse receptor, acoplado à proteína Gq, estimula uma cascata, que resulta em aumento de cálcio, e o resultado é a vasoconstricção.
Adrenoceptor que medeia primariamente a resposta vascular: alfa-1 (α1).
A adrenalina promove vasoconstrição periférica, aumento da freqüência cardíaca e da automaticidade das regiões do coração. Nos brônquios, a adrenalina permite a broncodilatação e aumento da respiração, por isso é utilizada no tratamento de bronquites.
A adrenalina é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que, quando lançado na corrente sanguínea, prepara o organismo para responder a situações de estresse.
Adrenalina
Outra forma de enfrentar o medo, ou seja, o controle do excesso de adrenalina no organismo, seja ela boa ou ruim é a respiração. Faça este teste. Inspire somente pelo nariz enchendo os pulmões de ar, até senti-los precionados pela caixa toráxica e expire pela boca de uma só vez. Faça isso por três vezes.
Dicas para reduzir seus níveis de cortisol naturalmente