Além de ser mais veloz do que o PCI, o AGP não compartilha a mesma taxa de transferência com os demais periféricos ali plugados, como fazia o seu antecessor. No caso do AGP, apenas a placa de vídeo é conectada a ele. ... A sucessora do padrão AGP é a arquitetura PCI Express.
ISA (Industry Standard Architecture) O ISA foi o primeiro barramento usado em micros PC, é a arquitetura de barramento usada nos PCs XT e AT. A versão usada nos PCs AT é também chamada de barramento AT, e tornou-se um padrão de fato na indústria de computadores.
O barramento elétrico é responsável pela distribuição de tensão e corrente elétrica dentro de um sistema, sendo uma peça essencial para a instalação. É um distribuidor de fase, de aterramento ou carga neutra.
Existem três funções distintas nos barramentos:
os barramentos mais comuns são: Barramento local – faz conexão entre processador e memória. Barramento ISA – usados pelos slots de 8 e 16 bits e algumas interfaces da placa mãe. Barramento PCI – usado pelos slots PCI, interface e USB.
Embora haja muitos desenhos diferentes de barramentos, em qualquer barramento as linhas podem ser classificadas em três grupos funcionais (Figura 3.
O chipset é um componente fundamental para o funcionamento do PC. O nome se refere a um conjunto de circuitos integrados que são responsáveis por fazer com que todos os componentes do computador, desde o disco rígido até o processador, possam trocar informações e assim realizar as tarefas que exigimos deles.
Atualmente, a maioria dos Chipsets é formada por dois chips principais, conhecidos como North Bridge e South Bridge. O North Bridge (Ponte Norte) ligado diretamente ao processador e cujas funções são o acesso às memórias e aos barramentos AGP e PCI e a comunicação com o South Bridge.
O chipset é composto internamente de vários outros pequenos chips, um para cada função que ele executa. Temos um chip controlador das interfaces IDE, outro controlador das memórias, etc. Daí o nome Chipset, ou "conjunto de chips". Existem vários modelos de chipsets.
Muitas vezes você ouve falar em Snapdragon alguma coisa, MediaTek outra ou Exynos sei lá o que… Nós falamos que isso é um processador, pra tentar tornar mais simples a compreensão. Mas, na verdade, isso é um SoC (system-on-a-chip, “sistema em um chip”), também chamado às vezes de chipset ou, em português, plataforma.
Melhores processadores para celular
Snapdragon é uma linha de processadores fabricada pela Qualcomm para smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. Projetados para permitir que os aparelhos alternem entre aplicativos sem interrupções, aproveitar velocidades de download e jogar os melhores jogos.
Um Snapdragon nada mais é do que um SoC, um componente que integra elementos como GPU, os circuitos para GPS e o modem para redes GSM e CDMA. Nos modelos mais recentes, há integração ainda com circuitos de câmera, rede Wi-Fi, Bluetooth e codecs para áudio e vídeo.
Snapdragon 400: processadores básicos atuais São processadores que rodam bem os principais aplicativos, mas que apresentam muita dificuldade em jogos. A Familia 400 é formada por processadores Snapdragon 429, 435, 439, 450 e 460.
O System-on-a-chip Snapdragon foi anunciado em novembro de 2006 e incluiu o processador Scorpion, como também outros semicondutores. Ele também incluiu o primeiro DSP da Qualcomm, o Hexagon.