Migração pendular: é aquela que as pessoas realizam todos os dias, quando vão de casa para o trabalho ou para a escola. ... Migração sazonal ou transumância: é quando a migração dura um determinado período do ano ou alguns meses. É uma migração temporária.
As metrópoles podem ser definidas como termo utilizado para que as cidades centrais de áreas urbanas possam ser identificadas. ... A migração intermetropolitana é a que ocorre entre estes centros urbanos, entre estas cidades centrais na área da urbanização, sendo assim caracterizadas.
Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total. Até o fim do século XX, os portugueses aparecem como grupo dominante, com mais de trinta por cento, o que é natural, dada sua afinidade com a população brasileira.
No ponto de vista do país em que a pessoa chega para viver, o migrante é denominado imigrante, já do ponto de vista do país que ele deixou, o migrante é denominado de emigrante, por exemplo: “No Brasil, os primeiros imigrantes russos foram os revolucionários da infortunada revolução russa de 1905.”
Migração é o deslocamento populacional de um lugar para o outro. Ocorre por diversas razões, provocando transformações socioespaciais. Migração é o deslocamento populacional pelo espaço geográfico, de forma temporária ou permanente, que desde o início da humanidade têm contribuído para a sobrevivência do ser humano.
* Podem servir de mão de obra escrava; * São imigrantes ilegais; * Causam muitos gastos ao governo federal; ... * Podem causar o caos e uma cidade que não tinha nem estrutura antes dos imigrantes chegarem.
O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.