No caso da lula, é possível detectar um corpo mais alongado e comprido, lembrando um tubo. Já o polvo tem um formato mais arredondado. Além disso, se olharmos com atenção perceberemos que a lula tem apenas dois tentáculos e o resto se trata de nadadeiras.
R$ 23,99 Sem juros R$ 12,47 com juros de 1.
A boca dura da lula fica no meio do conjunto de tentáculos. ... Ele pode ser retirado pressionando na direção dos tentáculos. Corte quaisquer tentáculos longos demais para que todos fiquem com mais ou menos o mesmo comprimento, e então deixe-os de lado: eles já estão prontos para serem cozidos e servidos.
Mergulhe-os em água e fermento em pó por cerca de uma hora antes de fritá-los, eles ficam tããããããão macios. Corte um pouco de pata e cozinhe junto com a lula por 1 hora. Isso os tornará macios ao cozinhar.
No preparo, as lulas podem ser empanadas, grelhadas ou fritas, assadas com ou sem recheio, cozidas em líquido ou no vapor. O tempo de cozimento tem o mesmo macete do polvo: ou é bem curto (5 minutos) ou longo (mais de 25 minutos).
Dica: Para que a Lula não fique borrachuda deve-se prestar atenção ao tempo de cozimento. Ela tem dois pontos de cocção que deixam sua textura bem macia. Deve ser cozida por 5 minutos e se passar desse tempo cozinhe o molusco por mais 40 minutos.
Modo de Preparo
Lula possui alto teor de vitaminas e minerais Além disso, é rica em vitamina B3, fornecendo não só mais energia ao corpo como estabilizando os níveis de açúcar no sangue, o que previne a diabetes. Esse alimento também é rico em proteínas e minerais, como fósforo, selênio, magnésio e ferro.
Leve uma panela pequena com água ao fogo alto. Com uma faca afiada, corte as lulas em anéis de 0,5 cm. Quando a água da panela ferver, abaixe o fogo, coloque os anéis de lula e deixe cozinhar por 4 minutos. Desligue o fogo e escorra a água.
Modo de Preparo assim que pegar a pressão conte de 8 a 10 minutos por kg de polvo. Um polvo de 2,5 kg aproximadamente 22 minutos.
DICA DE COMO TORNAR O CAMARÃO MACIO: 2 – Deixe os camarões limpos e descascados de molho NA GELADEIRA nesta salmoura por cerca de 30 minutos. 3 – Escorra, seque com papel toalha e cozinhe. Lembrando sempre que o preparo do camarão é rápido. Deixá-lo cozinhando por muito tempo irá torná-lo borrachudo.
“É importante que a água cubra todo o camarão”, recomenda....Prepare camarão sem que ele encolha muito e perca sabor
Confira o passo a passo:
“Depois de tratar e limpar, para cozinha-lo, basta colocar na água, ou ensopado, já fervendo e deixar no máximo 4 minutos”, diz. Na hora de assar, o tempo é ainda menor. “É só deixar até 40 segundos de cada lado em uma chapa ou frigideira bem quente e depois tirar.” Se passar disso, o camarão fica borrachudo.
O melhor é comprar fresco e fazer imediatamente, para preservar sabor e textura, privilégio de quem mora no litoral. Senão, o mais seguro é comprar congelado, que tem validade de um ano. Para descongelar, programe-se: a melhor técnica ainda é a tradicional, que manda deixar de um dia para o outro na geladeira.
Para remover a casca com facilidade pode deixar os camarões em água com bastante gelo, isso faz com que a casca solte sem precisar “cozinhar” o camarão.
Retire o camarão da embalagem e lave-os. Muitas vezes, esses crustáceos não são lavados antes de serem desidratados e embalados. Despeje-os em um escorredor e use as mãos para agitá-los sob água morna, removendo sujeiras, areia e outros compostos não comestíveis.
Com o método de preparação certo podem-se tornar num petisco delicioso e crocante. As cascas, logo a seguir às cabeças, são as partes menos apelativas do camarão, mas saiba que as pode comer. Só precisa de as cozinhar e temperar bem para que se tornem num petisco crocante e saboroso.
Passo a passo
Coloque o polegar por baixo da casca. Posicione o polegar na barriga do camarão, onde ficam as patinhas. Remova a casca com o polegar. Segure o rabo enquanto a arranca. A casca é mais mole na lateral inferior do camarão, por isso, esta é a melhor técnica para removê-la de forma eficaz.
COMO LIMPAR Antes: deixe os camarões com cabeça e casca, por alguns minutos, em uma tigela com água e um pouco de vinagre para evitar que fiquem escorregadios, facilitando o manuseio na hora de limpar. Com faca: com uma faca pequena bem afiada, faça um corte raso no dorso, de ponta a ponta.
As tripas, assim como a casca, cabeça e cauda, são retiradas e descartadas antes do consumo. No geral, o camarão é um alimento rico em proteína, ômega 3 e fibras, mas essas partes que normalmente são retiradas também contêm cádmio, um metal tóxico para o nosso organismo se consumido em excesso.
- Alimentos gordurosos, embutidos e frituras; - Camarão, marisco, miúdos, carne vermelha, carnes gordas, peles de aves, leite, frituras, gordura de coco, bacon, embutidos ( lingüiça, patê), defumados, manteiga, maionese; - Cigarro; - Bebidas alcóolicas.
Nos grandes é necessário retirar a cabeça e a tripa, fazendo uma incisão na casca. A tripa é a barrigada do camarão, um fio preto vai de cima a baixo do camarão e é facil verificar, usá-lo com a tripa vai deixar seu prato ruim.
E os excrementos, que são as fezes, que passam pelo intestino do camarão, que é aquela linha preta na parte de baixo("barriga") dele, e, o lugar por onde elas saem se localiza no último segmento do corpo do camarão, que é o "rabinho" dele, é lá onde fica o ânus do camarão.
Verifique se o camarão está fresco.
- Em ambos os casos, o mais importante é lavar bem, utilizando água e, depois, colocando para ferver com um pouco de sal. - A limpeza de camarões da forma correta deve tirar as duas "tripinhas": uma que fica embaixo, e a maioria das pessoas tira, e a de cima, onde passam as ovas e pode acumular sujeiras e fezes.