Coanócitos ⇒ são células flageladas que promovem a circulação de água no interior do átrio dos poríferos, permitindo a captura de alimentos. ... Cnidócitos (cnidoblastos) ⇒ são células urticantes que liberam toxinas através de um filamento, o nematocisto, dos cnidários (ou celenterados).
Os Coanocitos são células exclusivas do poriferos cujas principais funções são, produzir correntes de água, capturar e ingerir partículas de alimento, exercer a respiração, pois são ricas em mitocôndrias, elas também são produtoras de gametas e transportadores de espermatozóides.
Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo. ... Espículas que sustentam o corpo dos poríferos.
O amebócito é uma célula encontrada no filo Porifera. Não tem forma corporal definida e possuem deslocamento livre pelo mesoílo. Podem assumir diferentes funções, mas as funções principais são a digestão, transporte e distribuição de nutrientes para as demais células do corpo da esponja.
O ósculo simplesmente não é o canal por onde entra o alimento da esponja. As esponjas são seres primitivos, por isso não podemos dizer que têm uma cavidade bucal. ... A água entra na esponja através do átrio (cavidade central do corpo da esponja).
Os formatos da espícula podem ser variados, possuindo, nas pontas, formato de: ganchos; arredondados; e pontiagudos como agulhas. As espículas são secretadas pelos esclerócitos - células que estão contidas no meso-hilo (ou mesogleia).
Resposta: A característica das espículas faz com que elas possam causar ferimentos nos olhos e na pele é porque elas são unidades esqueléticas de calcário ou silício, em forma de ponta muito afiada, o que faz facil a penetração da pele e orgãos moles.
Por serem organismos bastante simples, possuem alta capacidade de regeneração. Neste processo, os arqueócitos são fundamentais. Porém, para o sucesso do processo regenerativo, a presença de um número mínimo de células é requisito necessário.
As funções principais são a digestão, transporte e distribuição de nutrientes para as demais células do corpo da esponja.
Os poríferos possuem grande importância ecológica – fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas – matriz amarelada ou cianobactérias – matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.
Resposta. Os poríferos possuem grande importância ecológica - fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas - matriz amarelada ou cianobactérias - matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.