As plantas são divididas em briófitas (as mais simples, sem vasos condutores de seiva), pteridófitas (já têm vasos condutores de seiva, mas não têm flor nem semente), gimnospermas (que têm sementes não revestidas, como o pinhão, do pinheiro do Paraná), e as angiospermas (plantas com sementes revestidas em frutos e que ...
Uma das maiores inovações que surgiram no decorrer da evolução das plantas vasculares foi a semente. Essa estrutura protege e alimenta o embrião dos vegetais, justamente nos estágios mais delicados da germinação, por isso as gimnospermas tem vantagem sobre os grupos de vegetais que se reproduzem por meio de esporos.
Briófitas: são as menos evoluídas por não apresentarem vasos condutores de seiva; Pteridófitas: são as segundas menos evoluídas, por não apresentarem sementes. Gimnospermas: são as segundas mais evoluídas, mas não apresentam fruto. Angiospermas: são as mais evoluídas por apresentarem vasos, sementes, flores e frutos.
As Briófitas não possuem vasos condutores e sua fase de ciclo de vida predominante é a gametófita. As Pteridófitas possuem vasos condutores de seiva e sua fase predominante é a esporofítica.
As briófitas não possuem vasos condutores de seiva. A fase dominante é a gametófito, pois produzem gametas. ... As pteridófitas possuem vasos condutores de seiva. A fase dominante é a esporófito, pois produzem esporos.
Briófitas: Não possuem vasos condutores de seiva. Pteridófitas: Possuem vasos condutores de seiva. Pteridófitas: O gametófito é passageiro e depende do esporófito. Briófitas: O esporófito é passageiro e depende do gametófito.
A diferença entre o ciclo de vida das briófitas e das pteridófitas são o seguinte : - As Briófitas são plantas avasculares, e sua fase dominante é o gametófito (produção de gametas). - Já as Pteridófitas são vasculares, e sua fase dominante é o esporófito (produção de esporos).
As briófitas e as pteridófitas são plantas criptógamas (cripto = escondido; gama = gametas) isto é, apresentam estruturas produtoras de gametas pouco visíveis. Não apresentam flores, frutos nem sementes.
As briófitas são plantas que geralmente apresentam pequeno porte e destacam-se pela ausência de vasos condutores, sendo, portanto avasculares. As briófitas são plantas que apresentam como uma de suas principais características a ausência de vasos condutores de seiva, ou seja, são plantas chamadas de avasculares.
As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. ... As pteridófitas possuem tecidos especializados, apresentando sistema dérmico, vascular e o fundamental. Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam estruturas como raízes, caules e folhas.
As pteridófitas são plantas Criptogramas( que não visualizamos o órgão reprodutor) Vasculares( possuem vasos condutores de seiva), são carmófitas( possuem raiz caule e folhas) são assifonógamas(dependem da água para a fecundação), realizam metagênese.
As pteridófitas são um grupo vegetal com características peculiares surgiu a partir do Siluriano (400ma), ocupando a região de transição entre a água e a terra: as psilófitatas (Psilophytatae). Evoluíram a partir de pteridofitas semelhantes a clorofíceas com talos complexos... talos possuíam cutícula e estômatos.
Pteridófitas
Possuem corpo organizado em caule, raiz e folhas. O caule é a estrutura que sustenta as folhas e faz o transporte da seiva através dos tecidos condutores pela planta. Em muitas samambaias ele cresce subterrâneo ou paralelo à superfície do solo, sendo chamado rizoma.
O ciclo de vida das pteridófitas, assim como os ciclos das demais plantas, é caracterizado pela alternância de gerações. Isso significa que, durante a vida da planta, é possível observar uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos).
Já nas pteridófitas, o esporófito é a geração dominante e de vida livre. Esta característica se mantém em todas as demais plantas vasculares. O gametófito das pteridófitas é chamado de protalo. Ele possui a forma de um coração, é bem menor que o esporófito e é de curta duração.
Resposta. Resposta: As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. Nesses vegetais, portanto, já é possível observar a presença de xilema e floema, duas estruturas responsáveis pelo transporte de substâncias no interior da planta.
Resposta. O caule subterrâneo das pteridófitas é chamado de rizoma, e este possui uma particularidade: ele cresce horizontalmente.
Vasos Condutores de Seiva As pteridófitas possuem tecidos especializados no transporte de substâncias: O xilema e o floema. Xilema: responsável pela condução da seiva bruta, composta por água e minerais. É chamado também de vasos lenhosos, tecidos lenhosos ou apenas lenho. O transporte ocorre da raiz para as folhas.
As pteridófitas são as primeiras plantas a apresentar tecidos especializados na condução de água e nutrientes. ... Existem vasos especializados em conduzir a água e os sais minerais, chamados de xilema (ou lenho), e outros que conduzem a seiva elaborada, o floema (ou líber).
o transporte de substâncias nas briófitas é feito por meios de difusão( passagem de soluto do meio mais concentrado para o menos concentrado).
Como não apresentam vasos condutores de seiva, o transporte é feito por difusão, célula a célula. Este grupo de plantas apresentam pequeno porte, justamente, pelo fato de não apresentarem vasos condutores, onde as substâncias como água e sais minerais se difundem célula a célula (difusão).
Os anterozoides das plantas masculinas para as femininas das briófitas são transportados ao entrarem no arquegônio (gametângio feminino) e atingirem a oosfera, para isso é necessária a presença de água. ... São plantas que não possuem vasos condutores.
Essas plantas são consideradas de pequeno porte, pois a ausência de vasos condutores impossibilita o transporte de nutrientes a distâncias mais longas e, consequentemente, impossibilitando o seu desenvolvimento. Além disso, as briófitas possuem o corpo com muitas curvas, impedindo a sua sustentabilidade.
Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte. Assim, as briófitas são sempre pequenas, baixas.
Resposta. Assim como as algas, as briófitas são plantas talófitas, ou seja, não apresentam raíz, caule e folhas. São plantas avasculares, e por isso, não há como ela ficar grande. Os nomes semelhantes à raíz, caule e folhas são rizoides, cauloides e filoides.
Ainda que sejam os primeiros indivíduos presentes no ambiente terrestre, as briófitas são altamente dependentes de água, tanto para o transporte de nutrientes quanto para reprodução. Por isso, são encontradas, geralmente, em ambientes úmidos, próximos a locais de água-doce e com sombras.