A lactato desidrogenase (LDH) é a enzima de transferência de hidrogênio que catalisa a oxidação do L-lactato a piruvato com a medição de NAD+ como receptor de hidrogênio. A atividade catalítica é determinada a partir da velocidade de desaparecimento do NADH que é proporcional à atividade de LDH na amostra analisada.
O aumento do LDH é normalmente indicativo de lesão em órgãos ou tecidos. Isso porque como consequência do dano celular, o LDH contido dentro das células é liberado e fica circulante na corrente sanguínea, sendo sua concentração avaliada por meio de exame de sangue.
A lactato desidrogenase (LDH ou DHL) é uma enzima encontrada em quase todos os tecidos do corpo, mas apenas uma pequena quantidade é, em geral, detectada no sangue. Contida dentro das células teciduais, a LDH é liberada na corrente sanguínea quando as células são danificadas ou destruídas.
Lactato Desidrogenase – DHL - R$15,30 à vista - Labi Exames.
LDH baixo afeta o processo do corpo de decompor o açúcar para usar como energia nas células, especialmente nas células musculares. É muito raro uma pessoa ter baixos níveis de LDH. Dois tipos de mutações genéticas causam o aborto da LDH.