Asserção: uma declaração (afirmação, sentença declarativa). Proposição: uma asserção que é verdadeira (V) ou falsa (F), mas não ambos.
A Questão Asserção-razão consiste na análise de relações, onde duas proposições que são ligadas pela palavra PORQUE, sendo que a segunda proposição pode ser (ou não) a razão ou justificativa da primeira proposição.
1 Ato ou efeito de ascender; direção ou movimento para cima; ascendimento, ascenso, elevação, subida, subimento: “Toda a fadiga da ascensão difícil se volve em penoso desapontamento ao viajor exausto” ( EC ) .
Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. Quem não assume suas posições com autenticidade não é assertivo; é o tipo de pessoa que fica dando voltas e não se posiciona nitidamente.
Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado.
Assertividade é uma habilidade regularmente mencionada no treinamento de habilidades sociais e de comunicação. Ser assertivo significa ser capaz de defender os seus direitos ou os de outras pessoas de forma calma e positiva, sem ser agressivo ou aceitar passivamente algo que não concorda.
A expressão bom senso se refere a uma pessoa que age e se expressa com sabedoria e razoabilidade. Representa uma postura de alguém que respeita as regras e as outras pessoas ao fazer escolhas, agindo com sensatez.
1 ajuizado, acautelado, avisado, cauteloso, cauto, circunspecto, comedido, cordato, cuidadoso, judicioso, medido, moderado, pautado, ponderado, refletido, seguro, sensato. Que é precavido: 2 advertido, antevidente, precatado, precavido, presciente, prevenido, previdente, providente.
1 escutar, perceber, entender, sentir. Ouvir com atenção: 2 atentar.
1 pular, saltitar, quicar, pinchar, pererecar, cabriolar, piruetar. ... Passar de um lado ao outro: 2 transpor, atravessar, galgar, ultrapassar, cruzar.
53 sinônimos de infeliz para 6 sentidos da palavra infeliz: Que está triste: 1 deprimido, consternado, amargurado, desalegre, descontente, desgostoso, injucundo, lamentoso, lastimoso, malcontente, melancólico, merencório, mofino, sorumbático, soturno, taciturno, triste, tristonho.
Que está chateado e descontente: 1 agastado, amofinado, amolado, amuado, aperreado, apoquentado, chateado, cheio, contrariado, deprimido, desanimado, descontente, desgostoso, enfadado, enfastiado, entediado, infeliz, insatisfeito, maçado, melancólico, triste, tristonho.
Teve existência: 1 existiu. Aconteceu: 2 aconteceu, ocorreu, sucedeu, passou-se, deu-se, realizou-se, foi, desenrolou-se, processou-se, efetuou-se, verificou-se.
Precisão urgente: 3 urgência, premência, precisão, instância, emergência, exigência, aperto, ânsia, vontade, desejo, mister, apuro. Exemplo: Por favor, tenho necessidade de falar com ele neste exato momento!
Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural. O verbo HAVER nos sentidos de existir, acontecer ou de tempo decorrido é impessoal, ou seja, não possui sujeito.
3) O verbo haver será impessoal, ou seja, sem sujeito, quando possuir os sentidos de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”, “realizar”, ou quando indicar tempo decorrido. Nesse caso, deverá ser sempre conjugado na 3ª pessoa do singular. Exemplo: Havia muitas pessoas no parque.
Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram.
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. ... Assim, o termo “aonde” só pode ser usado quando acompanhado de outro termo que exija a preposição “a”, como na frase: “Vou aonde você for”.
Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. ... Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar… Aonde: Também indica lugar. No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”.
Segundo a tradição da nossa língua, usamos a palavra ONDE quando ela tiver o sentido de NO LUGAR. Por exemplo, dizemos: Esta é a casa ONDE moro, pois podemos dizer: Eu moro NA CASA.