A couve, por possuir diversas espécies diferentes, e com morfologias muito diferentes, não possui ao certo uma descrição morfológica, já que algumas são folhas (couve manteiga, couve galega) outras são usadas as folhas e as flores (brocolis, couve-flor) outras são usados os brotos (repolho, couve-de-bruxelas) outras ...
A couve-manteiga é rica em fibras, é fonte de ferro, cálcio, vitaminas A, C, k e ácido fólico. E também possui antioxidantes importantes que ajudam a prevenir doenças. Além disso, contém poucas calorias e é recomendada para quem quer controlar o peso. Em 100 g do alimento cru há cerca de 27 calorias e 3 g de fibras.
Brassicaceae
Existem alguns tipos de couve na cor vermelha, roxa e amarela que são usadas para fins decorativos, embora essa variedade seja comestível e altamente nutritiva também; Alguns cientistas desenvolveram na Europa três variedades de couve-flor nas cores, laranja, púrpera e verde.
Couve-verde (kale): é o tipo de couve que contém uma quantidade maior de nutrientes. Rica em vitaminas e minerais, a couve kale tem uma grande capacidade protetora do organismo.
Verificando a qualidade. Procure folhas verde-escuras. As folhas da couve devem ter um verde bem escuro. Por outro lado, as folhas terão veias e caules mais claros.
1 - Couve Manteiga: A mais popular dentre as coves, a manteiga é facilmente encontrada em qualquer hortifruti. Suas folhas são lisas, grandes e levemente onduladas, com um tom de verde bem escuro.
Consumida de variadas maneiras a couve-flor é muito apreciada crua, cozida ou em conserva. A parte mais comumente consumida são os floretes da couve-flor. No entanto, o caule e as folhas também são comestíveis e são geralmente adicionados em caldos e sopas.
Dos talos da couve-flor você pode fazer um delicioso patê Aproveitar cascas, folhas, talos e sementes de frutas, legumes e verduras pode te ajudar a colocar mais nutrientes na alimentação, com menos desperdício.
Riscos e contraindicações. A couve-flor é considerada um alimento seguro para a maioria das pessoas, mas ela tem um efeito laxante suave. Em alguns casos, comer demais causa diarreia e flatulência. Quem tem esses problemas com mais frequência deve consumir com moderação.