Emissões de NOx: De todas as partículas prejudiciais esta é a única que com biodiesel apresenta ligeiro aumento. ... O óxido de nitrogênio pode aumentar até 15% no uso de B100. O NOx é um grande responsável pela baixa qualidade do ar em São Paulo.
O biodiesel é um ótimo lubrificante e pode aumentar a vida útil do motor. Tem fácil transporte e fácil armazenamento, devido ao seu menor risco de explosão. O uso como combustível proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa.
Produzido em larga escala e com uso de tecnologias, o custo de produção pode ser mais baixo do que os derivados de petróleo. Risco de diminuição das reservas florestais do nosso planeta devido alto grau de desmatamento de florestas para dar espaço para a plantação de grãos.
Biocombustível é todo material utilizado para geração de energia a partir de biomassa orgânica para uso em motores a combustão interna. Uma das suas principais vantagens é a sustentabilidade ambiental e potencial para substituir de maneira total ou parcial os combustíveis fósseis.
Em termos simples, a expansão do consumo de biocombustíveis possui as seguintes vantagens e desvantagens: Vantagens - popularização da energia limpa, o que é bom para o planeta. ... Desvantagens - a produção da energia limpa acaba provocando um aumento no uso de outros recursos naturais, como a água (elevado consumo).
Os biocombustíveis, portanto, são muito importantes, pois reduzem a emissão de CO2 e geram menos poluentes, sendo essenciais principalmente nas grandes cidades. Além disso, diminuem a dependência das importações de petróleo, fator muito importante economicamente.
As principais vantagens desse combustível são: fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente. ... Os veículos movidos a hidrogênio não terão motor a combustão, serão elétricos, o que evitará a poluição do meio ambiente.
Menos eficiente que combustíveis fósseis Uma das desvantagens do uso do etanol é que ele é cerca de 30% menos eficiente que a gasolina. ... A vantagem do etanol só aparece se o preço for até 70% do preço da gasolina, caso contrário é possível que haja um prejuízo para o bolso.
As discussões apresentadas demonstram que a produção de etanol pode gerar impactos desconhecidos pela maior parte da população, tanto na produção agrícola, quanto na produção industrial, podendo ocasionar poluição atmosférica e dos recursos hídricos.
As vantagens mais relevantes que o uso do etanol como combustível oferece são: Polui menos o meio ambiente, porque emite menos gases na atmosfera, tanto durante a fabricação quanto no uso; ... O etanol ajuda a manter o motor do carro limpo por mais tempo.
Resposta. Estima-se que, se comparado a combustíveis como a gasolina, o etanol emite 25% menos gases poluentes na atmosfera. ... A produção do álcool também polui menos. Inclusive considerando que a sua matéria-prima limpa o ar enquanto ainda está plantada, por meio da fotossíntese.
Levando em consideração a quantidade energética, a gasolina é um combustível mais eficiente que o etanol, pois, quanto maior a quantidade de energia liberada, mais eficiente é o trabalho do motor, ou seja, melhor é seu desempenho.
Benefícios do etanol A substituição de combustíveis fósseis em especial a gasolina, pelo etanol, gera substanciais benefícios ambientais. Entre eles a redução da emissão de gás carbônico (CO2), em aproximadamente 90% no ciclo de vida do combustível, além de poluentes de efeito local, reduzidos em cerca de 99%.
Trabalho. A primeira forma de trabalho nas plantações de cana-de-açúcar foram de indígenas escravizados. Entretanto, esse sistema não conseguiu se desenvolver.
Quem trabalhava na purificação do açúcar era o purgador; o caldeireiro trabalhava nas caldeiras; e o oficial do açúcar auxiliava o mestre de açúcar.
O trabalho dos escravizados nos engenhos Trabalhavam tanto na produção da cana, como nas casas senhoriais, ocupando-se da cozinha, faxina, criação dos filhos do senhor, etc. Saiba mais sobre o tema, com a leitura dos artigos: Capitanias Hereditárias. Brasil Colônia.