Hall (2000) define o sujeito pós-moderno como aquele que vive na era em que as identidades são formadas e transformadas continuamente com influência nas formas que entram em contato com o indivíduo proveniente de sistemas culturais. Ela é definida historicamente e não biologicamente.
Pós-modernidade é o estado ou condição de ser pós-moderno - depois ou em reação àquilo que é moderno, como na arte pós-moderna. A modernidade é definida como um período ou condição largamente identificado com a Revolução Industrial, a crença no progresso e nos ideais do Iluminismo.
O homem pós-moderno já não confia totalmente no imperativo da razão e desconfia de suas respostas. Em certo sentido, o indivíduo é fruto da queda das grandes sínteses do pensamento moderno: renascimento, iluminismo, idealismo, marxismo, positivismo e de suas formas políticas: nazismo e comunismo.
O texto tenta compreender as atuais demandas so- fridas pelo metodismo, suscitadas pela condição pós-moderna, razão e sentido do fortalecimento dos movimentos de avivamento espiritual. Pós-modernidade – espiritualidade – metodismo – avivamento.
Uma comunicação essencialmente pós-moderna Ela é pós-moderna porque opera no bojo do pensamento pós-moderno e ao seu modo: fluida, incerta, impessoal e fragilizante das relações sociais. A fim de exemplificar de modo claro o que está sendo afirmado aqui, citamos mais uma vez o pensador Zygmund Bauman.
O pensamento pós-moderno procura, justamente, questionar a dicotomia moderna, criticando a independência sujeito/objeto na construção de uma realidade. ... Como assinala o autor, as sociedades pós-modernas seriam, por definição, mutantes, em oposição às tradicionais.