A classificação dos anelídeos baseia-se principalmente na quantidade de cerdas que cada um dos organismos possui. Eles podem ser classificados em oligoquetas, poliquetas e hirudíneos. Os anelídeos são animais incluídos no filo Annelida e compreendem seres que possuem corpo cheio de anéis (corpo segmentado).
Os anelídeos pertencem ao filo Annelida, palavra que vem do latim annulus, cujo significado é anel. A presença de anéis é a sua principal característica. Além disso, são animais celomados (com a presença de celoma).
Entre as principais funções do celoma estão o transporte e a excreção de substâncias, o alojamento dos órgãos internos e a manutenção da forma do animal através da pressão dos fluídos celomáticos contra a parede do corpo. Existe uma grande diversidade de espécies de anelídeos marinhos, de água doce e terrestres.
Os nematódeos são animais triblásticos e pseudocelomados. A sua aquisição evolutiva foi o tubo digestório completo, com boca e ânus.
Animais celomados são aqueles que apresentam celoma verdadeiro, enquanto os acelomados não apresentam celoma e os pseudocelomados (pseudo= “falso”) apresentam uma cavidade que não é revestida completamente por mesoderme.
Existem ainda animais que possuem pseudoceloma. Pseudocelomados são animais que possuem uma cavidade, entretanto, essa cavidade é delimitada em parte pela mesoderme e a outra parte é delimitada pela endoderme.
O celoma é formado por camadas de tecido e é preenchido por ar ou água. Os tecidos que formam o celoma permitem que os órgãos do animal sustentem-se nessa cavidade. O líquido presente na cavidade, além de proteger os órgãos internos de impactos, funciona como um esqueleto hidrostático em alguns invertebrados.
Uma cavidade corporal é qualquer área do corpo de um animal que esteja circunscrita e parcialmente isolada do resto do corpo. Ao estudarmos a estrutura e composição anatómica dos diversos sistemas fisiológicos num corpo animal (ou humano) iremos encontrar várias áreas que obedecem a esse critério.
Existem duas cavidades principais. São elas: cavidade dorsal do corpo e cavidade ventral do corpo. A primeira é formada pelos ossos do crânio, onde encontramos o encéfalo; e também pelo canal vertebral (coluna vertebral + medula espinal).
A cavidade nasal e os seios paranasais têm várias funções: Ajudar a filtrar o ar que respiramos. Aquecer e umidificar o ar que chegará aos pulmões.