As reações adversas mais frequentemente observadas em estudos clínicos são diarreia, náusea, dor abdominal, dor de cabeça, vômito e erupção cutânea. Reações de hipersensibilidade e febre podem ocorrer ocasionalmente.
O exato mecanismo de ação da mesalazina ainda não está totalmente estabelecido, mas sabe-se que exerce ação local reduzindo a inflamação e inibindo uma enzima (a cicloxigenase) responsável pela liberação de prostaglandinas pela mucosa do intestino grosso (cólon).
O tratamento da proctite é feito de acordo com a sua causa e deve ser orientado pelo proctologista ou gastroenterologista. Assim, pode ser indicado o uso de antibióticos ou antivirais para tratar a infecção responsável pela proctite, ou remoção de alimentos ou medicamentos que podem estar piorando o quadro.
Também pode ser indicado o uso de pomadas cicatrizantes, como o Xyloproct, o uso de analgésicos para aliviar a dor, como a Dipirona, ou o uso de laxativos, como o lactulose o óleo mineral, além de ser recomendado ter uma alimentação rica em fibras e o consumo de bastante líquidos durante o dia, pois assim é possível ...
Se você está fazendo uma dieta para hemorroidas, evite alimentos muito gordurosos, pois podem irritar e inflamar o cólon. Deixe de consumir bebidas gaseificadas (como refrigerantes), queijos curados, café, bebidas alcoólicas, alimentos muito salgados, fritos e refogados, mariscos e picles.
Agora que sabe quais os alimentos que deve preferir, saiba os que deve manter longe do seu prato para não agravar os sintomas: carnes com gordura, carnes fumadas, fritos, queijo, leite, manteiga, tomate, mostarda, pimenta, chocolate, café e chá preto.