Os tipos de respiração são: difusão, traqueal, branquial e pulmonar. A respiração é um processo que consiste basicamente na absorção do oxigênio do ambiente e na eliminação do dióxido de carbono do organismo.
A respiração cutânea ou tegumentar é definida como o processo em que os animais realizam trocas gasosas diretamente entre sua superfície corporal e o ambiente. A respiração cutânea ocorre em animais que vivem em ambientes aquáticos ou úmidos. ... O processo de respiração cutânea acontece através de difusão.
Também chamada de respiração tegumentar, esse tipo de respiração ocorre na superfície do corpo do animal por meio da pele. Nesse caso, as trocas gasosas ocorrem por difusão e é importante que a pele sempre esteja umedecida para que esse processo aconteça de maneira adequada.
Para que este mecanismo ocorra é necessário que a pele seja muito fina, úmida e permeável. Três fatores controlam esse tipo de respiração: a quantidade de água ou ar distribuído no meio ambiente para a superfície respiratória, a difusão (passagem dos gases pela pele) e convecção (o transporte de gases dissolvidos).
os que respiram pela pele são os anfíbios como: sapos,rãs,pererecas,grilos, minhocas etc.
A pele fina, rica em vasos sanguíneos e glândulas, através da respiração, permite-lhes, a absorção de água, que funciona como defesa orgânica. Quando estão com "sede", os anfíbios encostam a região ventral de seu corpo na água e a absorvem pela pele. ... Todo o anfíbio produz substâncias tóxicas.
Existem quatro tipos mais comum de circulação. A pulmonar, a sistêmica, a colateral e a portal. A circulação pulmonar ou pequena circulação tem início no ventrículo direito, de onde o sangue é bombeado para a rede capilar dos pulmões. Depois de sofrer a hematose, o sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo.
Os animais têm dois tipos de circulação: aberta e fechada. Na circulação aberta, o líquido circulatório é denominado hemolinfa e é bombeado pelo coração. Periodicamente, abandona os vasos e cai em lacunas corporais, onde as trocas ocorrem por difusão de substâncias entre ele e as células.